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Os 5 segredos para atrair os clientes Millennials

Você já parou para pensar que a cada década ocorre uma série de mudanças comportamentais e no estilo de vida das pessoas? Cada geração tem suas características marcantes, que a diferencia das anteriores.

Pois bem, dentro do universo do marketing, isso não foi apenas observado, mas foram criadas subdivisões para facilitar a comunicação entre empresas e clientes, principalmente no quesito relacionamento e experiência de compra.

No conteúdo de hoje, mostraremos os principais segredos para atrair os consumidores da atual geração, os clientes millennials. Continue a leitura do conteúdo para conferir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Quem é a Geração Millennial?

Também conhecidos como a Geração Y, os Millennials são nascidos entre o começo da década de 1980 e o final da década de 1990. Diferente das gerações anteriores, preocupam-se com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. São impacientes, ansiosos e muito questionadores.

Acostumados com a presença da tecnologia desde o início de suas vidas, usam-na para obter informações, solucionar problemas e como meio de entretenimento.

Além disso, essa geração tem uma tendência natural a não se submeter a sistemas hierárquicos, por isso houve um verdadeiro “boom” de startups e novas profissões autônomas na última década.

Mas quando se trata de preparar a sua empresa para atender às necessidades desse público tão jovem, quem, de fato, são os clientes Millennials?

Pois bem, há um terceiro termo utilizado para se referir aos Millennials, Geração Z. Na realidade, o grupo formado por pessoas que nasceram no início dos anos 2000 também é associado aos Millenials, segundo alguns estudos que apontam traços de consumo semelhantes entre os dois grupos.

Resumindo, os clientes Millennials são mais ligados ao empreendedorismo e isso significa que, em regiões onde existem muitos jovens, eles podem até mesmo ser considerados seus parceiros ou concorrentes, já que o espírito empresarial é um dos principais destaques comportamentais dessa geração criativa, de mente aberta e, é claro, inteligente.

Qual é o comportamento de consumo dos millennials?

Você sabia que os jovens da Geração Millennial têm influenciado a decisão de compra de seus pais e tios, apesar de ainda serem adolescentes ou jovens adultos?

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada, apenas no setor moveleiro, cerca de 35% dos Millennials opinam quando se trata da compra de novos móveis para a casa, sem falarmos na forte presença nas compras nos comércios digitais.

Essa geração é conhecida por valorizar os relacionamentos pessoais, principalmente em detrimento da tecnologia, por isso tem a tendência de valorizar o propósito da existência de marcas e empresas, além de serem mais conscientes a respeito dos efeitos do consumo desenfreado ao planeta.

Isso significa que, em relação à sua vida profissional e hábitos de consumo, os Millennials, quando pensam em seus objetivos de carreira, demonstram-se altamente interessados em saber como as empresas realizam sua produção e como contribuem com a sociedade.

Portanto, fique atento aos clientes Millennials. Trata-se de um público muito influente e que utiliza a internet para ampliar o poder de alcance de suas opiniões. A experiência de compra que a sua empresa transmite, muitas vezes, será um dos fatores decisivos para que um Millennial seja encantado, compre em sua loja e, é claro, fidelize-se à sua marca.

Quais são os segredos para atrair os clientes Millennials?

1. Promova a sua marca por meio das mídias digitais e seja influente

Grande parte do consumo dessa geração atual vem das mídias digitais. Sempre conectados ao Instagram, Twitter, Facebook e Snapchat, por exemplo, eles estão habituados a receber informação, dicas, entretenimento e os mais diversos assuntos através da internet.

Portanto, se a sua marca for influente o bastante no âmbito digital, esse será um caminho assertivo para atrair clientes Millennials. Para tanto, mantenha-se presente nas redes sociais, sempre postando conteúdos de qualidade e comunicando-se de forma impessoal e atenciosa com os usuários.

2. Saiba ouvir os clientes millennials

Estudar o mercado em que sua empresa atua é uma das ações mais importantes para se manter competitivo e atualizado, mas esse levantamento de informações não deve se limitar apenas a uma pesquisa no Google.

É preciso estabelecer uma boa relação cliente-empresa que, neste caso, trata-se da sua marca com os clientes Millennials. Dentre suas características mais marcantes está o fato de que eles sabem que têm voz ativa e as empresas é que devem se adequar às suas necessidades, não o contrário.

Para isso:

  • considere ouvir os seus clientes;
  • faça não somente pesquisas mercadológicas, mas também levantamento de dados a respeito de seu índice de satisfação em relação aos produtos ou serviços que sua marca tem proporcionado;
  • peça a opinião dos usuários através das redes sociais.

Jamais se esqueça de que os principais canais de relacionamento e comunicação com essa geração são os recursos e ferramentas digitais.

Portanto, mantenha suas redes sociais atualizadas, envie e-mails e, se possível, até mesmo desenvolva apps mobile que otimizem a interação entre seu negócio e o consumidor.

3. Ofereça soluções

Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, de nada adianta “saber ouvir” os seus clientes, mas não levar em consideração aquilo que foi dito. Muitos empreendedores perdem grandes oportunidades de consolidar a sua marca no mercado por não saberem ouvir críticas para melhorar seu atendimento, produto ou serviço.

Seja um solucionador de problemas e não um vendedor comum, pois enquanto o vendedor se preocupa apenas em argumentar até que o cliente seja convencido a comprar o produto, o solucionador vende, de fato, soluções para os problemas de seus compradores.

As queixas e reclamações de seus clientes são materiais ricos e gratuitos para estudar o mercado em que sua empresa atua. Usufrua disso!

4. Proporcione um atendimento personalizado

Os Millennials, praticamente sem exceção, têm algo em comum: adoram sentir-se valorizados. Se você os tratar de forma especial, eles até mesmo o agradecerão por isso. Portanto, considere personalizar o atendimento, produtos e serviços oferecidos por sua empresa.

Não é coincidência que grandes companhias têm investido significativamente em ações de marketing para que suas redes sociais proporcionem um atendimento humanizado, que aproxima o cliente da empresa, diferente de como era há alguns anos, em que a comunicação era exclusivamente “engessada e robótica”.

5. Crie um sistema de recompensas

Para finalizarmos a nossa lista de segredos para atrair os clientes Millennials, é importante citar uma estratégia simples, porém altamente eficaz: o sistema de recompensas.

Adotado pelo setor varejista há décadas, definitivamente essa é uma tática que não sai de moda. Afinal, quem é que não gosta de ganhar um prêmio ou recompensa, não é verdade?

Por exemplo, desenvolva um aplicativo que, após ser comprado ou baixado, oferece uma porcentagem de desconto ou alguma promoção exclusiva para o cliente. Além disso, explore aquele conceito de urgência “compartilhe com seus amigos e ganhe!”, “compartilhe para ganhar”, entre outros.

A maioria dos clientes Millennials está disposta a compartilhar um conteúdo nas redes sociais, caso lhe proporcione algum benefício. Lembrando que eles só farão isso se o conteúdo, de fato, for de qualidade ou o benefício compensar.

Agora que você já conhece os melhores segredos para atrair os clientes millennials, não deixe de assinar a nossa newsletter para acompanhar todas as postagens do blog!

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