Como destacar o seu negócio gastronômico no Instagram e no Facebook?

Como destacar o seu negócio gastronômico no Instagram e no Facebook?

Certamente você já ouviu dizer que as redes sociais são ótimas impulsionadoras de serviços e produtos, não é mesmo? Saiba que se trata da mais pura verdade! As ações de marketing no Instagram e marketing no Facebook podem trazer retornos altamente positivos para o seu negócio gastronômico.

Isso porque a divulgação por meio das redes sociais é de alto alcance e atua em uma velocidade muito rápida, além de proporcionar a possibilidade de se aproximar dos clientes, interagir com eles e garantir assim um feedback positivo. Mas, para que tudo isso aconteça, é necessário aplicar corretamente as devidas estratégias.

Não sabe como implementar ações de marketing no Facebook e marketing no Instagram para o seu negócio gastronômico? Então o post de hoje foi feito para você. Acompanhe:

1. Faça pesquisas para conquistar mais clientes

As pesquisas feitas nas redes sociais são uma forma incrível de entreter os clientes. E é exatamente entretenimento e distração o que a maioria das pessoas busca quando acessa redes como o Facebook e o Instagram, certo?

O melhor de tudo é que, assim, ao mesmo tempo em que lança uma pesquisa, você garante um retorno de conhecimento sobre o seu público-alvo. Você pode fazer perguntas, por exemplo, sobre os ingredientes favoritos dos usuários ou pedir a ajuda deles na elaboração de um novo item do cardápio.

Ações como essas fortalecem a sua imagem e definitivamente podem aumentar o número de visitas ao seu negócio. Afinal, devido à participação no inquérito, as pessoas se sentirão como parte dele.

2. Forneça todas as informações do seu negócio

Na sua página do Facebook, a aba “Sobre” deve ser sempre bem preenchida. Todas as informações necessárias devem estar presentes ali, como endereço, telefones para contato, e-mail e horário de funcionamento, além de uma boa e sucinta descrição do seu empreendimento.

Já em relação ao marketing no Instagram, o espaço para essa descrição é menor, mas deverá contemplar da mesma forma as informações principais de seu negócio. O objetivo aqui é facilitar o acesso às perguntas que costumam ser bastante comuns, como onde fica o estabelecimento ou qual o telefone para reservas.

Se identificar outros dados relevantes — como se há vagas para estacionamento ou quais as formas de pagamento —, não deixe de incluí-los. Caso você tenha um site, lembre-se também de disponibilizar o link.

3. Compartilhe boas fotos de seus pratos

As fotos de comida são bastante populares nas redes sociais, especialmente para o marketing no Instagram. O tipo de alimento publicado online costuma dizer bastante sobre a pessoa que está comendo, logo, o seu negócio gastronômico deve mostrar para o que veio a partir daí.

Pode ser um restaurante refinado, exibindo o requinte de uma comida bem elaborada, um buffet jovem e divertido, com lanches visualmente saborosos e um design inovador, ou ainda um buffet de doces que desperte sensações incríveis nas pessoas que verão as imagens.

Dessa forma, é mais que importante investir em fotografia e design para as suas redes sociais, uma vez que as particularidades do que é postado estão relacionadas à qualidade do estabelecimento. Se as fotos transmitem profissionalismo, certamente o usuário sentirá mais confiança e vontade de sair de casa para visitar o seu negócio.

4. Compartilhe as fotos dos clientes

É comum que os clientes de um estabelecimento gastronômico tirem fotos de suas experiências, seja dos pratos pedidos ou até deles mesmos — as famosas selfies — desfrutando o ambiente. Sendo assim, que tal prestigiar esses cliques e expor uma galeria de visitantes?

As frases podem ser divertidas, exaltando a participação do público por meio das hashtags. Faça chamadas como: “Publique a sua foto aqui no restaurante com a nossa hashtag e apareça na galeria de clientes!”.

Para as fotos publicadas, alguns exemplos de legenda são: “Maria se divertiu bastante na sua noite por aqui!” ou “Família Silva comemora o aniversário do caçula experimentando as nossas delícias!”.

É fundamental mostrar o quão relevante a visita daquele cliente foi para o seu negócio. Isso faz com que ele se sinta importante e valorize ainda mais a empresa. Essa tática é excelente para o Instagram, mas também dá muito certo para o marketing no Facebook.

Introdução ao Facebook e Instagram

5. Faça vídeos curtos para chamar a atenção

Aposte nos vídeos curtos para mostrar melhor o ambiente e decoração do seu estabelecimento ou o preparo de um prato da casa bastante popular, por exemplo. Esses vídeos podem ser institucionais ou até mesmo feitos para a divulgação de alguma promoção.

O importante aqui é aliar as estratégias de marketing e a criatividade para que eles se destaquem em meio a tantas mídias. Além disso, é importante captar a atenção das pessoas já nos 15 segundos iniciais. Sendo assim, nada muito longo para não perder o foco dos usuários.

6. Interaja com os usuários

Tanto o Facebook quanto o Instagram possuem espaços para que os visitantes deixem seus comentários. Não deixe esses espaços sem atenção. É sempre bom responder cada um deles, com gentileza e bom humor.

A interação demonstra que a empresa se importa com o que os clientes dizem e faz com que as pessoas continuem seguindo o seu perfil. Por isso, se não for possível responder a todo mundo, ao menos curta o comentário.

Você pode ainda propor brincadeiras e concursos, aproveitando assim esse canal interativo. As datas comemorativas, por exemplo, são ideais para se pensar nessas ações.

Por fim, incentive sempre o compartilhamento de suas publicações: isso é fundamental para a divulgação de um negócio gastronômico.

7. Não deixe as redes sem atualização

A frequência de postagens é um fator muito importante para as ações de marketing na internet. Não adianta nada ter uma página no Facebook e no Instagram, mas deixá-las abandonadas por semanas.

Se o visitante percebe que a página não está sendo alimentada com frequência, o retorno é sempre negativo. Isso porque as pessoas passam a supor que não terão respostas rápidas se entrarem em contato com sua empresa para esclarecerem alguma dúvida.

Sendo assim, estabeleça uma rotina de postagens para que os usuários vejam que o negócio é ativo, tanto na internet quanto no espaço físico. Só assim você vai abrir espaço para ganhar dinheiro com seu negócio nas redes sociais.

8. Compartilhe conteúdos relevantes

Evite postar somente imagens de divulgação ou sobre vendas. Isso pode ser bastante cansativo e não gera o estímulo necessário para o engajamento dos clientes com a sua empresa. O ideal é combinar esses posts com publicações de conteúdos informativos, interativos ou inspiradores.

Além de cativar os usuários, a ação fará com que eles tenham prazer em falar de sua empresa para seus conhecidos, compartilhando as postagens que de alguma forma foram importantes para ele.

Para que isso aconteça, que tal postar receitas saudáveis, exemplos de culinária de outros países ou imagens que tragam uma frase inspiradora relacionada à comida, por exemplo?

Como você pode perceber, as ações de marketing no Instagram e marketing no Facebook devem ser elaboradas de modo a estreitar a relação do seu estabelecimento tanto com quem já conhece a empresa, quanto com os futuros clientes. Sendo assim, coloque em prática as dicas do post e veja as suas vendas crescerem cada vez mais!

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