ganhar dinheiro nas redes sociais

É possível ganhar dinheiro com o meu negócio nas redes sociais?

Muitos empreendedores querem usar as redes sociais para ganhar dinheiro com os seu negócios. Mas isso é mesmo possível?

Se você publica apenas de vez em quando no Facebook, não confere as suas fotos e posta qualquer coisa no Instagram, aumentar os lucros do seu negócio vai ser bem difícil.

Mas se você entende o potencial das redes para gerar negócios e está interessado em descobrir uma maneira de fazer isso, então este artigo foi feito para você! Confira as dicas que preparamos e comece a ganhar dinheiro nas redes sociais!

Comece a pensar que é possível ganhar dinheiro nas redes sociais

Foi-se o tempo em que as redes eram usadas para circulação de fofocas e futilidades. Apesar de ainda serem um local para o relacionamento virtual entre amigos, muitas empresas têm aproveitado o potencial das redes sociais para ganhar dinheiro.

E é isso que você deve começar a fazer também: pensar nas redes como ferramentas que vão ajudar o seu negócio a crescer.

Conheça alguns dados estatísticos do Social Media Trends 2017 sobre as redes sociais para entender o que estamos falando:

  • 92,1% das empresas brasileiras já marcam presença nas redes;
  • cerca de metade delas (48,5%) destacou o aumento das vendas e do número de clientes como uma das vantagens de estar presente nas redes;
  • o Facebook é a rede mais usada pelas empresas, seguido pelo Instagram e LinkedIn.

Siga um calendário de publicações

Como você planeja as suas publicações nas redes sociais? Se você nem pensa nisso e cria publicações de acordo com as suas necessidades, então está tomando um caminho errado ou, no mínimo, mais complicado.

Nesse sentido, ter um calendário de publicações vai permitir que você teste os gostos do seu público e planeje melhor sobre o que vai publicar semanalmente, por exemplo.

Você faz doces deliciosos? Tire boas fotos e deixe os clientes com água na boca. Trabalha com bolos para festas infantis? Publique ideias sobre bolos para festas!

Naturalmente, o interesse pela compra daquele ou de outro item do seu buffet virá!

Confira outras dicas para montar o seu calendário de publicações!

  • Publique conteúdos variados, como gifs, vídeos e fotos;
  • aproveite as datas comemorativas como as festas juninas e dia dos namorados;
  • faça publicações em horários estratégicos, como na hora das refeições;
  • registre os seus melhores trabalhos e mostre isso para os seus clientes;
  • foque no seu diferencial: cuidado com higiene, produtos de primeira qualidade ou orgânicos chamam a atenção dos consumidores!

Use as redes sociais para facilitar a vida dos clientes

Quando uma pessoa procura por um produto ou serviço é importante que as informações sejam facilmente encontradas e claras. Então por que dificultar a vida de um cliente omitindo informações como o preço, telefones para contato e e-mail?

Quando você diminui o trabalho do cliente e facilita a resolução das suas dúvidas, é mais fácil de vender. Nas redes sociais, muitos empresários não se preocupam em criar um padrão de informação nos posts.

Isso não deve acontecer. Toda publicação deve ter um objetivo claro. Antes de publicar, pense no objetivo daquele conteúdo.

É um post de venda? Então inclua meios de contato. É um link para o seu website? Faça um resumo do que o visitante vai encontrar lá.

Não torne as coisas confusas ou os clientes tendem a abandoná-lo.

Acompanhe as tendências

O mercado gastronômico é volátil e tende a acompanhar modas e tendências: saladas no pote, quentinhas saudáveis, alimentação fitness e a febre dos cupcakes são apenas alguns destaques que acompanhamos ao longo dos anos.

Por isso, se você deseja ganhar dinheiro nas redes sociais, é importante estar antenado com as tendências e oferecer produtos que vão de encontro às expectativas do clientes.

Para ficar sempre atualizado, separe uns minutos por semana e siga essas dicas abaixo.

  • Acompanhe blogs e canais no youtube sobre temas relacionados ao seu negócio;
  • siga os seus concorrentes nas redes sociais para ver o que eles estão oferecendo;
  • participe de grupos no Facebook de profissionais da sua área;
  • para inspirar e sair do lugar comum, acompanhe o Pinterest. Essa rede é repleta de ideias interessantes para negócios gastronômicos.

Esteja pronto para atender os clientes online

Pense conosco: com uma vida corrida, quem tem tempo de se dirigir até uma doceria para fazer o orçamento de um kit festa ou quer se deslocar até um restaurante para pedir um almoço?

Pois é! Poucas pessoas. Com o advento da tecnologia, é comum que elas esperem que você seja capaz de atendê-las em todos os dispositivos. Principalmente nas redes sociais.

Por esse motivo, é aconselhável que você disponha de um tempo para responder as perguntas que surgirem sobre o seu negócio nas redes. Isso trará mais confiança para os seus clientes e ajudará você a vender mais.

Considere pagar por alguns anúncios

Outra estratégia para ganhar dinheiro nas redes sociais é segmentar os seus anúncios. Redes sociais como o Facebook e Instagram permitem impulsionar a sua publicação para atingir mais pessoas.

Já que nem todos checam o material que você publica nas suas redes, é interessante que você pense em impulsionar alguns posts. Além das pessoas que curtem a sua página, é possível alcançar muitas outras e escolher variáveis como faixa etária, interesses e localidade, entre outras.

O investimento é baixo e tudo é muito intuitivo. O Facebook, por exemplo, dispõe de informações bem didáticas sobre como impulsionar e segmentar as suas publicações.

Anúncios pagos, se feitos de maneira estratégica, contribuem com a visibilidade e, consequentemente, com os lucros do seu negócio. Vale a pena tentar.

Para ganhar dinheiro nas redes sociais é preciso entender que elas são um lugar de interação por natureza, esquecer abordagens comerciais e começar a falar a linguagem do consumidor.

Se você pretende conquistar mais clientes e ter uma rotina mais tranquila, organize as suas redes. Você vai ver que tudo vai ficar mais fácil depois disso!

Gostou do nosso conteúdo? Então, o que acha de mostrar para todo mundo que você acompanha as tendências? Compartilhe este artigo nas redes sociais e coloque a sua estratégia em ação agora mesmo!

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