Instagram Stories no mercado gastronômico

Instagram Stories na Gastronomia: como conquistar clientes?

O Instagram Stories é uma das grandes ferramentas de divulgação de negócios no mercado gastronômico. Isso ocorre porque ele pode trazer o público para o dia a dia da cozinha e ainda deixá-lo com água na boca, por meio de fotos incríveis de deliciosos pratos.

É fundamental seguir alguns passos para tirar o máximo de proveito dessa ferramenta, sempre divulgando conteúdos pontuais e que criem um envolvimento precioso com o público-alvo. Uma estratégia bem definida e alinhada  com o Instagram Stories pode ser o caminho para um negócio cada vez mais famoso!

O post de hoje mostrará mais sobre o uso do Instagram Stories no mercado gastronômico, trazendo detalhes importantes, além de dar dicas valiosas na hora de divulgar seu negócio. Continue a leitura e confira!

Entenda melhor como funciona o Instagram Stories

Em agosto de 2016, o Instagram anunciou o lançamento da ferramenta Stories, que hospeda fotos e vídeos durante um período de 24 horas. Essa funcionalidade tem o conceito de mostrar o conteúdo de maneira mais dinâmica e atual, um pouco diferente do que acontece em postagens tradicionais.

O modo mais comum de uso do Stories é para o registro das atividades diárias do usuário, apresentando de forma leve e descontraída conteúdos interessantes em uma seção voltada para isso, sem floodar (inundar) o feed dos seguidores.

Os números da ferramenta justificam a importância para o mercado brasileiro: São Paulo é a segunda cidade com mais uso do Stories no mundo, ficando atrás apenas de Jacarta, na Indonésia. Esse potencial é um grande incentivo de uso para negócios, certo?

A importância enquanto funcionalidade

Uma das grandes vantagens do Stories é estar dentro do Instagram. Dessa maneira, a comodidade foi um dos fatores principais que contribuíram para o sucesso, fazendo com que a ferramenta desbancasse o já estabilizado Snapchat, que tem uma mecânica muito similar.

Além dessa facilidade de operação, o Stories tem uma série de funcionalidades, como filtros, localizações e possibilidades de edição de fotos e vídeos postados.

Os perfis empresariais também têm um recurso muito interessante, que são os links dentro dos conteúdos publicados no Stories. Por exemplo, se a página quer divulgar algum produto ou serviço, pode inserir o link redirecionando para essa oferta dentro de um dos registros, seja ele foto ou vídeo.

Empresas se valeram de seus seguidores

Outra grande vantagem do Stories ser dentro do Instagram é poder aproveitar toda a rede de usuários que a página já possui, sem ter que fazer novas campanhas para captar mais seguidores.

Cada vez mais perfis de negócios têm utilizado o Stories para se comunicar com seu público-alvo, buscando uma maior aproximação e empatia. O segmento da gastronomia é um dos que mais fazem uso da ferramenta. Mas é preciso fazer isso de maneira estratégica e realmente relevante para o seguidor.

Usando o Instagram Stories no mercado gastronômico

Cada segmento tem seus próprios costumes e abordagens na hora de se posicionar nas redes sociais. No mercado de gastronomia isso também acontece. Então, é importante saber como usar o Stories de forma precisa para divulgar o seu negócio.

Antes de partir para recursos interessantes para aplicar no perfil, é importante saber a base de tudo: o engajamento! Essa palavra cada vez mais difundida é o centro das ações empresariais nas redes sociais.

É preciso sempre estreitar relações com o público-alvo, conseguindo envolvimento e trazendo-o para perto da empresa. Isso é possível com a divulgação de conteúdo que seja interessante, fazendo com que ele conheça sua marca mais a fundo e sinta-se parte dela. Ou seja, crie relacionamentos!

Que tal vermos algumas dicas para manter sua estratégia de marketing forte, criando conteúdo de sucesso no Stories do seu negócio?

Poste fotos de pratos bonitos e bem apresentados

Essa é uma dica fundamental e que as empresas de gastronomia podem usar e abusar! Os pratos bonitos e com boa apresentação são a vitrine desse tipo de negócio.

É importante sempre registrar essas imagens, cada vez que um dos pratos estiver pronto, e não hesitar em postá-las no Stories! Dê foco àqueles que são os principais do menu.

Contrate um fotógrafo, caso tenha dificuldades com fotos

A ajuda profissional cai muito bem, em prol de uma abordagem precisa e que atinja o público-alvo. Nem todo mundo tem talento para fotos, então um fotógrafo pode ajudar muito.

Caso não esteja dentro do orçamento, você pode encontrar conteúdos na internet que dão boas dicas de como tirar fotos de prato, como este e este aqui. Também é interessante ter um smartphone com uma câmera de ótima qualidade.

Poste bastidores da cozinha

Seguidores amam fazer parte do cotidiano do negócio! Isso cria muita intimidade e proximidade, já que a empresa estará abrindo as portas de sua cozinha, algo que não acontece pessoalmente.

Mostre os funcionários trabalhando no preparo dos pratos, a arrumação do salão ou dos serviços e o início das atividades em um dia comum de funcionamento.

Aproveite os melhores horários para postar

Suas publicações no Stories podem ter melhores desempenho de visualizações simplesmente por conta da hora em que estão sendo postadas. Grandes empresas costumam fazer esses posts na faixa de 17h às 20h nos dias de semana, e das 13h às 18h nos fins de semana.

Entretanto, há um aplicativo totalmente voltado para a análise desses horários, o Later. Ele custa US$ 16 (aproximadamente R$ 50) e sugere os melhores horários personalizados, com base no desempenho de postagens anteriores no perfil do usuário.

Divulgue promoções relâmpago para atrair clientes

Uma das principais maneiras de atrair clientes é oferecer promoções, descontos e facilidades, e isso pode ser feito pelo Stories. Por exemplo, a empresa pode divulgar a oferta e definir que quem printar a imagem e apresentá-la no local ganha direito ao benefício.

Apresente o staff

O cliente também ama conhecer quem está por trás de cada um dos processos do produto ou serviço ofertado, e a maneira mais legal de apresentar os funcionários ao público é delegando a eles funções dentro do Stories!

Por exemplo, quando houver algum recado, deixe que um funcionário dê por meio de vídeo. Ou apenas grave um deles chamando o público para visitar a casa. Essa é mais uma ótima estratégia de engajamento!

Mostre processos de produção de pratos

Que tal mostrar o processo de produção de um dos principais pratos do menu? É uma maneira divertida e muito interessante de chamar a atenção do público. Ao fim, com a apresentação ideal, certamente muitos clientes vão querer degustar, e isso pode garantir mais visitas ao seu negócio!

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Com estas dicas será possível fazer o uso perfeito do Instagram Stories no mercado gastronômico. Quer aprender mais sobre estratégias de marketing para aplicar no seu negócio? Entre em contato com a Marketing Mineiro e confira nossos serviços!