Marketing Gastronômico
Ama gastronomia? Veja os 5 maiores eventos gastronômicos do Brasil

Ama gastronomia? Veja os 5 maiores eventos gastronômicos do Brasil

Curso Marketing Gastronômico

O Brasil é conhecido como um caldeirão cultural, e toda essa diversidade se reflete — de norte a sul do país — em ricas misturas que podem ser apreciadas por todos os sentidos do corpo. Com isso, estamos claramente nos referindo aos maiores eventos gastronômicos do Brasil que ajudam a acentuar essa beleza natural que se desenvolve em fogo lento e em altas labaredas.

E se você estava procurando pela melhor maneira de viajar por todo o país apenas com um movimento de talheres, veio ao lugar certo. Neste artigo vamos destacar o quanto o setor gastronômico influencia a economia, o turismo e a aproximação calorosa de nosso povo. Algo que se percebe na lista com os 8 maiores eventos gastronômicos do Brasil. Confira quais são!

1. Festival Comida Di Buteco

O nome remete à boêmia característica do país. Portanto, nada mais justo do que estender um dos principais e maiores eventos gastronômicos do Brasil por todo o seu território. Assim, o Comida di Buteco acontece nas cidades de:

  • São Paulo;
  • Ceará;
  • Amazonas.
  • Minas Gerais;
  • Rio de Janeiro;
  • Bahia;
  • Goiás;

Em jogo, a disputa pelo petisco perfeito para acompanhar as rodadas de cerveja, chope e bebidas em geral que caem muito bem na companhia das agitadas noitadas nacionais. Ocasião perfeita, inclusive, para tirar boas fotografias de comidas e petiscos diversos!

Tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, a suculenta competição é um prato cheio para quem deseja explorar a rica diversidade culinária do país.

Para saber mais a respeito de um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, acesse o site oficial do Comida di Buteco.

2. Festival Ver-o-Peso

Nascido e criado em Belém, o Festival Ver-o-Peso trabalha com a rica cultura que se espalha por todo o território norte. Para isso, são apresentadas receitas que encantam os olhares e paladares curiosos, além de concentrar uma série de outros atrativos, como:

  • feiras de produtores;
  • palestras;
  • aulas de culinária;
  • opções gastronômicas para as crianças.

Vale também destacar que o Festival Ver-o-Peso é de profunda relevância para a disseminação da culinária regional, onde os visitantes conhecem mais a respeito de ingredientes locais, como o açaí, a maniçoba e o tucupi, entre outros.

Para saber mais a respeito do festival, acesse o site oficial do Ver-o-Peso.

3. Festa da Colônia, Gramado e Canela

Entre abril e maio, as cidades de Gramado e Canela complementam a rica paisagem local com o perfume de receitas caprichadas da região. E, tão europeu quanto a arquitetura colonial dos municípios do sul do país, a diversidade gastronômica é destaque neste, que é um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil.

No cardápio se concentram deliciosos representantes típicos da culinária alemã, portuguesa e italiana — com um toque extra do capricho e inventividade brasileiros. Além disso, o evento busca valorizar a identidade do agricultor, enaltecendo os costumes regionais.

Para saber mais a respeito da festa, acesse a página oficial do evento no Facebook.

4. Restaurant Week

Não se trata apenas de um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, mas do mundo. Afinal de contas, durante o mês de março diversas cidades do mundo recebem, simultaneamente, o Restaurant Week.

O evento movimenta turistas globalmente à procura de cardápios que reinventem pratos típicos locais, mas com preços acessíveis. É a democratização da alta gastronomia e que, no Brasil, já alcançou mais de 20 cidades que participam do evento.

Para saber mais sobre as próximas edições, acesse a página do evento.

5. Petrópolis Gourmet

Desde 2001, a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, tem se consolidado como um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil. Não por menos: o aconchegante município reúne restaurantes participantes com o principal objetivo de alcançar a excelência gastronômica — uma poderosa ferramenta de marketing para os chefs, e que os consumidores agradecem.

Além do seleto cardápio bolado para o festival, é possível se deparar com diversas atividades de cunho social que se espalham pelo centro histórico de Petrópolis, como o Mercado Gourmet (que gira a economia local podendo levar pratos típicos para casa) e a feira de artesanato.

Saiba mais sobre o Petrópolis Gourmet no site oficial do evento.

6. Festival gastronômico de Tiradentes

Quem não é da histórica e mineira Tiradentes pode aproveitar as datas comemorativas para apreciar o festival gastronômico local, que já faz parte do calendário fixo do município.

No segundo semestre, turistas de todas as partes do Brasil vão à cidade para apreciar o que os mais renomados chefs do país prepararam para os jantares especiais do evento. Além disso, é possível se deparar com outras atrações, como:

  • restaurantes na praça;
  • cozinha ao vivo;
  • aulas teóricas e interativas;
  • degustações.

Quer saber mais? Então, dê uma conferida no site oficial do evento.

7. Festival gastronômico de Búzios

Ao redor da famosa orla eternizada pela presença da atriz Brigitte Bardot, Búzios se mostra versátil para atrair e encantar os turistas com o festival gastronômico da cidade.

Em 2018 o evento vai chegar à sua 16ª edição — sempre nas duas últimas semanas de julho —, com uma programação especial que vai das 20h à 0h com preços populares de entradas, pratos principais e sobremesas.

Para saber quais deliciosas surpresas aguardam os entusiastas pela boa culinária, dê uma conferida no site oficial do evento.

8. Brasil Sabor

Finalizando nossa lista com os maiores eventos gastronômicos do Brasil, nós selecionamos aquele que é tido como um dos principais do mundo: o Brasil Sabor.

Entre maio e junho, alguns estados brasileiros representam o descentralizado festival que cumprem a agenda do festival com um prato especial — que vai concorrer ao prêmio de prato do ano.

Para tanto, prepare-se para ver lindas técnicas de empratamento associadas às receitas mais caprichadas possíveis, preparadas por chefs de renome no mercado. Uma grande oportunidade de conhecer o melhor da culinária nacional em um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil!

E não deixe de conferir o site oficial do evento para mais informações a respeito do Brasil Sabor.

Agora, caso você tenha ficado com água na boca, não recomendamos que você passe por isso sozinho. Por sua vez, nós acreditamos que você deve compartilhar este post nas redes sociais e marque os amigos que, com certeza, acompanharão você nessa suculenta peregrinação culinária!