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Marketing no youtube: 5 dicas para aumentar as vendas do buffet

Atualmente, as estratégias digitais dominam o mercado do marketing, e claro, isso não acontece por acaso: está cada vez mais difícil prender a atenção das pessoas. Por esse motivo, o marketing digital baseia seus métodos e atividades na aproximação com as pessoas, de forma que se atinja os clientes com maior probabilidade de realizar uma compra e se crie uma relação positiva com eles.

Há diversas plataformas para aplicar estratégias de marketing digital, como as redes sociais, blogs, anúncios do Google, entre outras. Mas, quando falamos de produtos com um bom apelo visual, o marketing no YouTube se destaca entre as melhores formas de atrair novos clientes e aumentar as vendas.

Para você que trabalha com gastronomia e pensa em usar as estratégias de marketing para conquistar o público e conseguir mais clientes, vamos falar sobre as vantagens e possibilidades que o YouTube oferece. Confira nossas 5 dicas e saiba como usar essa plataforma para impulsionar o seu negócio!

1. Conheça o seu público e defina sua especialidade

O primeiro ponto para qualquer estratégia de marketing digital dar certo é saber bem qual é o público a se alcançar e conhecer a fundo o seu perfil. Informações como média de idade, ocupação, renda, localização, objetivos e expectativas em relação ao que compram são essenciais e ajudam a planejar a abordagem e linguagem a ser usada na sua estratégia de marketing no YouTube.

E, para identificar o seu público ideal, ajuda muito se o seu negócio é especializado em um tipo de atendimento ou serviço, como buffets de casamento ou eventos empresariais.

Assim, você reduz sua abordagem àquele público que tem maior possibilidade de se interessar pelos seus produtos. Além disso, para melhorar a qualidade do serviço, será mais prático se especializar em um tipo de atividade.

2. Crie uma identidade e mostre os seus produtos

Estamos mais propensos a comprar de pessoas ou marcas nas quais confiamos, portanto, ter uma boa identidade para a sua marca — tanto visual quanto de personalidade — é muito importante para transmitir essa confiança.

Se você conseguir passar nos seus vídeos uma identidade que ajude os consumidores a se identificarem com o seu trabalho, você já está um passo mais perto de vender algo para eles. Afinal, na necessidade de um buffet, essas pessoas lembrarão da sua imagem e sentirão que seu serviço pode atendê-los muito bem.

Para criar essa troca, é importante que você mostre seus produtos nos vídeos e capriche bastante no apelo visual. Teste diferentes formas de apresentar os conteúdos. Você pode, por exemplo, ensinar uma receita do seu cardápio ou fazer um vídeo contextual apresentando opções de receitas para um tipo de ocasião.

O importante é ter em mente que o YouTube em si não é uma plataforma de compra e venda, e sim de entretenimento. Dessa forma, o público está ali para se informar e se entreter, e o que você deve fazer é aproveitar esse momento para apresentar e promover o seu trabalho de forma divertida.

3. Use a promoção de vídeos do YouTube

Na plataforma do YouTube, existe uma ferramenta que permite que você pague para impulsionar e promover os seus vídeos. O custo de impulsão é de 6 centavos de dólar para cada clique, o que pode ser considerado barato quando consideramos o potencial de retorno. Ao pagar pela promoção de um vídeo, ele será exibido como sugestão para as pessoas que estão assistindo vídeos de assuntos relacionados ao seu.

Logo, se você precisa aumentar o alcance dos vídeos e quer começar a adquirir uma audiência na plataforma, essa ferramenta vai ser extremamente útil para o sucesso da sua estratégia. Lembre-se: se você quer que o seu vídeo seja encontrado, é bom ter atenção a todos os detalhes, tanto com a produção do vídeo em si quanto em sua apresentação na plataforma.

Então, cuide bem dos quesitos de apresentação do vídeo: repita as falas várias vezes até decidir pela melhor forma, prepare um cenário bacana, faça uma edição criativa e crie um bom título e uma boa descrição, com palavras-chave relacionadas ao conteúdo que seu público busca.

4. Faça vídeos curtos e objetivos

Os vídeos foram o tipo de conteúdo online que mais cresceu em consumo em 2017 — em especial, os vídeos mais curtos. E ao que tudo indica, em 2018, essa modalidade crescerá ainda mais.

Diversas pesquisas mostram que a maior parte das visualizações no YouTube é de vídeos de menos de 3 minutos. Ou seja, as pessoas não têm mais paciência para assistir vídeos muito longos, principalmente se eles não têm uma dinâmica atraente e falta qualidade no conteúdo.

Isso quer dizer que, quanto mais claros, simples e objetivos são os seus vídeos — sem deixar a qualidade de lado —, mais as pessoas que se interessam pelo assunto vão te assistir.

Por isso, é uma boa ideia ter diferentes “modelos de programas” para apresentar no seu canal. Eles podem variar entre vídeos mais curtos e objetivos com informações e curiosidades para atrair a audiência mais “apressada”, e vídeos um pouco mais completos com roteiros mais elaborados.

5. Procure parcerias com produtores de conteúdo

Sabendo que, na esmagadora maioria das vezes, as pessoas entram no YouTube para se divertir, uma das formas mais eficientes de apresentar seus produtos é buscando influenciadores online para divulgá-los.

Hoje em dia, o YouTube está repleto de personalidades alinhadas às mais diferentes áreas, e os youtubers influenciam milhões de seguidores em todo o mundo. Desse modo, é perfeitamente possível entrar em contato com as personalidades que produzem conteúdo para o seu público-alvo para que eles indiquem seu trabalho ou produto em um vídeo.

Basicamente, esse é um esquema muito parecido com as propagandas na televisão. Contudo, por estar lidando com influenciadores que vão atingir um segmento de público no qual você está interessado, o esforço da publicidade será muito mais direcionado e efetivo do que na televisão, meio que não possibilita segmentar a audiência.

Fazer marketing no YouTube não é tão complicado, e se você seguir essas dicas, com pouco investimento, será possível conseguir um grande retorno em vendas e novos trabalhos.

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