Marketing Gastronômico
Entenda a importância do marketing para gastrólogos

Entenda a importância do marketing para gastrólogos

Curso Marketing Gastronômico

O marketing para gastrólogos existe para gerir de forma estratégica a relação entre o profissional e seu mercado-alvo, analisando as oportunidades e os pontos fortes e fracos do negócio. Para que ele seja eficiente é preciso adotar algumas técnicas e métodos para identificar as necessidades dos consumidores.

Essa vertente do marketing pode ser o grande aliado para os recém-formados em gastronomia introduzirem seus nomes no mercado, se projetarem, fidelizarem clientes e conquistarem novos públicos na área. Além disso, ajuda na potencialização das vendas e no aumento da rentabilidade do negócio.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a sua importância, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para aplicá-lo da melhor maneira em sua área de atuação. Boa leitura!

Aposte no marketing pessoal

Para um bom marketing pessoal você deve investir em um conjunto de ações e estratégias para transmitir uma imagem particular de bom valor. A intenção é influenciar a percepção das pessoas de forma positiva.

O primeiro passo, como profissional, é ter boa postura, boa aparência e saber se comunicar e interagir com os clientes de forma clara e íntima. Uma excelente forma de iniciar a apresentação do seu trabalho é contando uma história interessante. Você pode falar sobre:

  • a sua trajetória até o momento;
  • quando começou a paixão pela cozinha;
  • quais cursos já fez e os locais onde estudou;
  • como seleciona os ingredientes para os pratos;
  • onde busca inspiração para cozinhar;
  • se segue receitas de família;
  • entre outras informações que considerar relevantes.

Essa breve apresentação pode ser publicada nos seus canais de divulgação, para que as pessoas se sintam mais próximas de você e do seu trabalho.

Use a criatividade

Divulgar seus produtos e serviços com originalidade, bom humor e criatividade pode ser uma ótima forma de atrair o público para o seu negócio. Além do mais, você pode acrescentar toques de singularidade ao seu próprio trabalho.

É possível introduzir novas técnicas ou misturar ingredientes e texturas para apresentar resultados únicos. Além disso, que tal criar promoções diferentes e que chamem a atenção do seu público-alvo? Essa pode ser uma boa maneira de novas pessoas conhecerem o seu estabelecimento e de fidelizar a clientela.

Outra ideia interessante é modernizar e sofisticar o ambiente de trabalho, incluindo experiências fáceis e práticas para os clientes. Você pode implementar a possibilidade de fazer os pedidos na mesa diretamente por meio de tablets. O importante é ser inteligente e criativo para impressionar e fazer com que o público se torne mais simpático ao seu negócio!

Participe de eventos

Uma das melhores maneiras de ser conhecido na área e aumentar o networking é marcando presença nos eventos do seu bairro e da sua cidade. Você pode procurar por feiras, circuitos gastronômicos, festivais ou festas populares. É importante escolher o local de acordo com o seu público-alvo. Mas não importa o evento, é preciso vê-lo como uma oportunidade de divulgar o seu nome ou a sua marca.

Essa é uma ótima estratégia de marketing para gastrólogos, pois permite atrair novos clientes. Quem nunca conseguiu experimentar seus serviços pode ver esse momento como uma ótima oportunidade.

Uma dica é selecionar um cardápio resumido e levar alguns pratos variados — como opções de sobremesa e prato principal. Mas não precisa exagerar para evitar desperdiçar comida, certo? Você pode dar desconto para quem levar o combo.

Além disso, tenha atenção quanto à higiene e qualidade da comida. Não se esqueça de considerar também as condições ambientais do local — se será ao ar livre, se há possibilidade de chuvas, qual a temperatura ambiente, entre outros.

Outro ponto que é preciso ter em mente: o tempo de entrega. Geralmente, nesses eventos, as pessoas têm outras atrações e outros stands para visitar. Portanto, entregar a refeição em um tempo curto pode ser um ponto a favor do seu negócio.

Divulgue fotos profissionais dos seus pratos

Provavelmente você já ouviu a expressão “comer com os olhos” — ela mostra como tendemos a apreciar o alimento pela forma como nos é apresentado, pelo aspecto, textura, cor e quantidade. Pratos bonitos e apetitosos tendem a despertar os nossos sentidos e a vontade de experimentar.

Por isso, usar a criatividade na finalização dos pratos e fazer uma boa fotografia deles pode ser uma grande estratégia de marketing para o seu negócio gastronômico. Mesmo refeições simples, quando bem apresentadas, chamam a atenção dos clientes.

Para isso, combine uma boa iluminação com câmeras de alta qualidade e edições para tirar fotos profissionais. Vale também variar nos formatos e cores das louças para apresentações ainda melhores. A única restrição é ter o cuidado de não promover uma imagem que pouco representa o produto real, para não frustrar o cliente e receber feedbacks negativos.

Invista nas redes sociais e aplicativos

Uma estratégia de marketing muito importante atualmente é construir um perfil ou uma página nas redes sociais — como Facebook, Instagram e LinkedIn. Divulgue o que já conhece da área, os cursos feitos, os trabalhos voluntários, os estágios que realizou e os eventos que participará.

Faça um monitoramento constante das curtidas, comentários e compartilhamentos da página. E, sempre que possível, crie campanhas para aumentar o tráfego e a divulgação — dessa forma, seus seguidores trabalharão em prol do seu negócio.

Além de difundir seu trabalho, as redes sociais permitem que você siga outras páginas e pessoas que são autoridades na área da gastronomia que você está inserido. Isso pode servir de inspiração para seu empreendimento.

Outra boa opção é usar a tecnologia da geolocalização a seu favor. Não deixe de se cadastrar nos principais aplicativos e sites do tipo. Essas plataformas são seguras e possuem muitos clientes fiéis que, em geral, tendem a buscar novidades.

Como você pôde perceber, há diversas possibilidades de marketing para gastrólogos divulgarem seus produtos ou serviços e ganharem novos clientes. Mantenha a motivação e comece a colocar nossas dicas em prática agora mesmo! E não se esqueça de que a crescente associação da gastronomia com as mídias digitais auxilia na divulgação do trabalho de chefs renomados.

Se você gostou do nosso post, complemente a leitura aprendendo um pouco mais sobre marketing gastronômico e como seu prato pode se tornar a vitrine do negócio!