marketing para gastronomia

Marketing para gastronomia: entenda como essa receita pode ajudar seu negócio!

Você sabia que existem certos ingredientes capazes de tornar as suas receitas ainda mais suculentas para o público que você busca?

Mas, diferentemente daqueles que você pica, corta, fatia e salpica nos pratos, esses você pode usar sem moderação para atrair novos consumidores até a porta do seu negócio.

Trata-se do marketing para gastronomia: uma combinação tão irresistível quanto goiabada e queijo branco, e com um insaciável apetite para desenvolver o seu negócio cada vez mais.

Confira a seguir como aplicar o marketing para gastronomia e como ele pode ajudar a destacar a sua empresa neste acirrado mercado!

O que é o marketing para gastronomia?

Em resumo, é um casamento que deu certo. Para buscar mais visibilidade no mercado, empreendedores necessitam de uma receita de sucesso. E o marketing traduz bem as soluções para atender à demanda do setor.

Isso porque as estratégias de marketing têm como objetivo atrair um público qualificado até você, seduzindo-os por meio do despertar de uma necessidade.

Sabe aquela pessoa que passa em frente a um restaurante e para diante dele, após um aroma irresistível alcançá-lo?

Pois então, este tipo de marketing atua de forma similar, mas com um alcance muito mais amplo: através dos canais de comunicação da internet.

Só que, em vez de especiarias selecionadas, o marketing para gastronomia se vale do esforço em gerar mais valor à sua marca, construindo-a e fazendo com que o público note esse diferencial e se relacione mais com a sua empresa.

Como gerar mais valor à experiência de um cliente?

Quem administra um restaurante sabe que o seu sucesso não se resume a um tempero secreto, mas ao equilíbrio de ações em administração, criação e marketing também.

E, quando falamos em gerar valor à sua marca, estamos falando de como fazer com que o consumidor perceba tudo aquilo que você dedica na manutenção do seu negócio, como:

  • o cuidado na seleção de ingredientes;
  • a atenção às receitas que eles mais se identificam;
  • o atendimento solícito e simpático;
  • ​o bom relacionamento com seus clientes, parceiros e fornecedores.

Para isso, voltamos à relevância do marketing para gastronomia. E, a seguir, você vai conferir algumas das estratégias mais eficazes para se mostrar relevante ao seu público-alvo.

Quais são as 4 principais dicas de marketing para gastronomia?

As dicas abaixo se concentram, exclusivamente, em estratégias on-line, uma vez que o marketing digital tem se mostrado uma poderosa ferramenta de segmentação e atração do seu público-alvo.

Isso quer dizer que existem mais chances de divulgar, interagir e se relacionar com pessoas interessadas naquilo que sua marca tem a oferecer. Para tanto, é preciso que você:

1. Saiba quem é o seu público

Da mesma maneira que um restaurante consegue conquistar os clientes pelo estômago, o marketing gastronômico ajuda você a entender melhor o seu consumidor, como:

  • seus gostos;
  • preferências e interesses;
  • dificuldades;
  • ​hábitos de consumo na sua região.

Entre outros dados relevantes que vão lhe ajudar a moldar uma estratégia cada vez mais direcionada a esses interesses e desafios que o seu público-alvo enfrenta no dia a dia.

2. Aprenda técnicas de SEO

O passo seguinte consiste em analisar as principais palavras-chave que os seus clientes em potencial usam ao pesquisar na internet.

Assim, por meio de uma otimização em suas páginas, é possível melhorar o posicionamento do seu site nos resultados das pesquisas dos usuários.

Caso isso ainda não faça sentido para você, pense, por alguns instantes, como um usuário de internet: você não prefere clicar nos primeiros resultados de suas buscas?

3. Produza conteúdo de qualidade

Além das técnicas de SEO, essa modalidade do marketing vai se pautar na produção de um conteúdo de qualidade e inteiramente focado nas informações que você colheu a respeito do seu público-alvo.

Podem ser dicas, receitas e curiosidades gastronômicas, por exemplo Tudo aquilo que desperta o interesse e pode ajudar a conhecê-los mais, interagir com cada um deles e, assim, dar nome aos usuários — o que é um passo mais próximo de chamá-los de clientes fiéis.

4. Crie um blog e marque presença nas redes sociais

O conteúdo de qualidade pode vir por meio da atualização constante em seu site — como enquetes, cardápios e curiosidades —, mas principalmente com artigos em um blog de sua empresa e nos perfis do seu negócio nas redes sociais.

Entretanto, não basta produzir descontrolada e aleatoriamente os textos, vídeos e fotos. Por conhecer bem o seu público-alvo, você acaba compreendendo, também, onde eles mais estão concentrados.

Por exemplo: existem empresas que focam mais suas estratégias no Twitter, pois é a rede social que o seu público mais utiliza no dia a dia. Outros, preferem o Instagram, Facebook e assim por diante.

Isso não significa que você deva produzir conteúdo apenas nesses canais, mas principalmente nessas redes sociais. Afinal, é bom diversificar a comunicação para espalhar com ainda mais qualidade a sua mensagem.

Além disso, é interessante observar quais conteúdos geram engajamento dos usuários, para que você possa interagir com eles. Em uma época onde o consumidor se interessa nessa aproximação e no relacionamento qualitativo, cabe a você alimentar essa demanda.

Portanto, dedique um tempo diário a esclarecer dúvidas, atender a solicitações, responder um comentário e até mesmo a absorver e solucionar eventuais críticas. Isso tudo contribui para construir e estruturar os valores de sua marca na percepção do cliente.

Marketing Gastronômico Essencial

Por que investir nisso?

Podemos resumir a relevância do marketing para o seu negócio como o tempero secreto que diferencia as suas receitas das mesmas opções oferecidas pela concorrência.

Afinal de contas, essas estratégias visam alinhar ainda mais os objetivos de sua empresa com os interesses do seu público-alvo, e atraí-los cada vez mais para perto de suas soluções.

Sem falar que as estratégias digitais de conteúdo ajudam a elaborar uma figura de autoridade para o consumidor, que vai passar a se interessar primeiro no que você tem a dizer.

Quer entender mais sobre como o marketing para gastronomia pode deixar a sua empresa ainda mais sedutora para os seus clientes — e não apenas ganhando-os pelo aroma e paladar? Curta a nossa página no Facebook, se inscreva em nosso canal do YouTube e fique por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

Sem comentários

Cancelar