7 estratégias para conquistar clientes na Internet
Toda empresa busca diferentes maneiras de atrair os consumidores. Com os recursos que a internet proporciona, essa busca ganha diversas opções. Porém, para criar estratégias para conquistar novos clientes é preciso um bom planejamento, estar atento às novidades e tendências e muito empenho dos colaboradores. Algumas ações podem fazer toda a diferença no seu negócio, aumentando potencialmente as vendas e o lucro da empresa.
No post de hoje vamos mostrar as melhores estratégias para construir ótimos resultados. Vamos começar?
1. Conheça o seu público-alvo
Conhecer o público-alvo é o primeiro passo para criar estratégias para conquistar clientes. Esse conhecimento servirá de base para qualquer tomada de decisão.
Em cada nicho de mercado existe um público específico, que tem necessidades e expectativas diferentes. Então, você precisa conhecer essas características.
Imagine que você está apresentando uma solução para o mercado sem saber quem é o seu público-alvo. Seu produto é voltado para jovens e adolescentes. Porém, você utiliza uma linguagem bastante técnica, de difícil compreensão. Você acha que os consumidores terão interesse nos produtos? Provavelmente não.
Cada informação relevante deve ser obtida de forma a solidificar sua estratégia. Procure saber o que seu público precisa, como ele utiliza a sua solução, quais são as regiões com maior concentração de consumidores e quais são as opções já existentes.
2. Defina a sua persona
Você deve ter percebido que a definição do público-alvo é abrangente. Define-se um grupo de pessoas que podem ter interesse nas soluções que você apresenta. Por exemplo, seus possíveis clientes podem ser pessoas de 30 a 35 anos que trabalham com marketing em grandes empresas e buscam estratégias mais eficientes.
Porém, dentro dessa definição há variáveis e a construção de estratégias pode não ser tão eficiente.
Para isso, a definição de persona é muito importante. Ela representa a personificação do seu cliente ideal. Por meio de pesquisas com consumidores reais você identifica padrões no seu público-alvo. E, assim, cria um personagem semifictício, com idade, situação socioeconômica, profissão, nível de conhecimento sobre as soluções, necessidades e expectativas.
Com a definição de persona, as estratégias para conquistar clientes se tornam muito mais eficientes. Afinal, você está criando um plano de ação para atender um perfil de consumidor, e não um grupo variado.
3. Planeje a jornada de compra
A definição e planejamento da jornada de compra faz parte das estratégias para conquistar clientes na internet. O mercado mudou bastante nos últimos tempos. Os consumidores se tornaram mais exigentes, buscando informações antes de tomar uma decisão de compra.
Pense em sua última compra na internet. Como ela ocorreu? Algum vendedor entrou em contato, oferecendo uma solução e você fechou o pedido ou você identificou uma necessidade sua, buscou formas de resolver, avaliou os ganhos, ponderou ofertas e tomou a decisão? Provavelmente foi a segunda opção.
Essa é a jornada de compra do consumidor. Um caminho lógico desde o reconhecimento de um problema até a compra. Para cada etapa da jornada, o potencial cliente busca informações que o levem a ter certeza da melhor escolha.
Para as empresas, é importante planejar esse caminho e fornecer as informações corretas, no momento certo.
4. Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para conquistar a preferência dos clientes. Nos tópicos anteriores nós falamos sobre o conhecimento do público-alvo, definição de persona e a jornada de compra. Então, saiba que o marketing de conteúdo usará essas três estratégias.
Com o conhecimento do público-alvo e da persona, você será capaz de identificar quais são as necessidades dos seus consumidores e quais dúvidas eles têm. Com isso, a criação e a divulgação de conteúdos relevantes ajudarão os atuais clientes e atrairão novos.
Como esses potenciais consumidores da marca podem estar posicionados em vários estágios da jornada, é importante criar conteúdos para todas as fases, mantendo uma boa nutrição de forma com que eles avancem até a decisão de compra.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias para conquistar clientes na internet mais eficientes, pois ela se faz com autoridade. A marca que investe em informação mostra que tem todo o conhecimento necessário para resolver os problemas dos usuários.
5. Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para atrair o público. A internet quebrou as barreiras físicas do mercado. Com seus recursos, o alcance de cada estratégia é enorme a baixo custo.
Nós utilizamos as redes sociais diariamente, buscando informações, contatos e também entretenimento. Porém, elas representam grandes oportunidades para as empresas. Pode-se acompanhar o público, encontrar novas possibilidades de negócios, promover a marca e suas soluções e até fazer o atendimento ao consumidor.
Para uma boa utilização, publique os conteúdos gerados. Eles serão atrativos para que os consumidores conheçam sua marca e a considerem como escolha de compra.
6. Ofereça o SAC 2.0
O atendimento também é uma das principais estratégias para conquistar clientes na internet. Mesmo que você tenha um ótimo produto, se não atender o seu público no momento que ele precisar, resolvendo suas dúvidas, sua marca perderá pontos importantes.
Antigamente, o serviço de atendimento ao cliente era burocrático. Gastavam-se horas ao telefone para conseguir resolver um simples problema. Com a internet isso mudou. O SAC 2.0 representa o atendimento facilitado, no momento que o consumidor desejar, no local mais confortável para ele.
Se o seu público utiliza o Facebook, permita o contato pela plataforma. Se ele prefere o chat online, crie essa possibilidade no seu site. O importante é facilitar a relação do cliente com a empresa e abrir canais de comunicação.
7. Utilize o e-mail marketing
O bom e velho e-mail marketing ainda é uma das ações com melhores resultados na atração de novos clientes. Uma boa dica é segmentar a sua lista de contatos, de acordo com a posição na jornada de compra. Dessa forma, você pode enviar os conteúdos certos, para as pessoas certas, no momento certo!
Lembre-se de criar assuntos interessantes, que chamem a atenção dos seus clientes e os convide a abrir a mensagem. No final do e-mail, utilize uma chamada para ação, convidando o leitor a visitar o site, conferir o blog, curtir as redes sociais ou o que for mais apropriado.
Aplique as estratégias para conquistar clientes e promova seu negócio
Como vimos em nosso artigo, a internet apresenta diversas oportunidades para alcançar o sucesso com o seu empreendimento. As sete estratégias para conquistar clientes, que listamos acima, devem ser seguidas e aplicadas com muito planejamento e carinho.
Talvez você não tenha notado, mas as sete estratégias são complementares. Elas podem — e devem! — trabalhar em conjunto. No atendimento ao cliente, por exemplo, você pode usar os conteúdos produzidos. No e-mail marketing, a segmentação pode ser feita com a jornada de compra. Ou seja, para conquistar melhores resultados, utilize cada uma das ações.
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