A importância de estudar marketing para seu negócio gastronômico
Entender um pouco de cada área é fundamental para que empresários consigam tocar seus negócios. No meio gastronômico, isso não é diferente: os empreendedores estão cada vez mais cientes da importância de estudar marketing e aplicar os novos conhecimentos dentro do próprio negócio.
Se você está inserido no mercado da gastronomia, mas sente que poderia estar muito melhor posicionado e vendendo cada vez mais, este artigo é para você!
Vamos falar sobre a importância de estudar marketing, como ele pode ajudar o seu restaurante ou sua cozinha e quais são as ações fundamentais a se aplicar. Continue a leitura!
Qual é a importância de estudar marketing?
O aumento da concorrência é inegável. Hoje, todos os dias encontramos empreendedores diversos iniciando projetos com propostas interessantes e promissoras.
Como então se destacar em um mercado que está aumentando cada vez mais o número de empresas e soluções para os clientes? Estudando marketing!
Com o domínio de marketing, você consegue conquistar para o seu restaurante um diferencial competitivo que fará com que você destaque-se no mercado, aumentando seu potencial de vendas e a aquisição de novos clientes.
Como estudar marketing pode melhorar o cenário do seu negócio gastronômico?
O estudo de marketing pode te ajudar a estruturar uma empresa muito mais direcionada, uma vez que você aumentará o seu conhecimento de mercado e poderá, então, tomar decisões cada vez mais precisas e eficazes.
O conhecimento que você vai adquirir permitirá:
1. Aumentar o reconhecimento de marca
O primeiro benefício é a mudança na sua percepção de mercado. Agora, você poderá entender quais são as ferramentas e ações necessárias para aumentar o reconhecimento de marca do seu empreendimento.
Esse aumento do reconhecimento aumentará o número de clientes, as vendas, e, claro, com um bom atendimento, influenciará diretamente no número de clientes que chegam por indicação, reduzindo o seu custo de aquisição de clientes.
2. Conhecer o seu público
Conhecer o seu público também é um outro ponto fundamental do estudo de marketing para o setor gastronômico. Nesse momento, você saberá quem é o seu público ideal, que tipo de conteúdo ele consome, em quais canais ele procura por informações relacionadas à gastronomia e como o seu restaurante poderá atender às suas necessidades.
3. Analisar a concorrência
Estudar marketing também significa aprender a analisar a concorrência do seu empreendimento. Esse estudo te ajudará a acompanhar seus concorrentes, entendendo quais elementos devem ser observados e, claro, como aprender com os erros que eles cometeram até agora.
4. Melhorar a logística e a precificação
O marketing também está diretamente ligado à logística e precificação dos seus produtos ou serviços.
Com esse estudo, você aprenderá a analisar quais são as melhores opções na logística do seu negócio, entendendo como ela influencia diretamente o preço dos produtos, além de aprender a precificar de forma correta, levando todas as variáveis em consideração (e parando de perder dinheiro!).
Quais são as ações de marketing fundamentais?
Apesar de existirem diversas estratégias de marketing, alguns detalhes precisam da sua atenção independentemente da sua escolha. Veja quais são eles:
1. Realizar um bom estudo de personas
O primeiro passo para investir em marketing é conhecer o seu público. Nesse momento inicial, é preciso que você realize um bom estudo de personas, descobrindo quem realmente é esse cliente ideal, quais são suas objeções de compra mais comuns, seus interesses, suas dificuldades e como o seu restaurante pode levar mais valor para essas pessoas.
Esse estudo pode acontecer por meio de pesquisas qualitativas, quantitativas ou combinadas. Quanto mais informações você conseguir extrair dele, mais otimizadas serão suas ações de marketing a partir daí.
2. Definir os canais de comunicação
Outro ponto fundamental é a definição dos canais de comunicação. Nesse momento, você precisa ter em mente duas variáveis: com qual persona você está falando e que tipo de ação de comunicação você vai trabalhar.
Uma dica extra: a comunicação integrada tem funcionado melhor, uma vez que ela integra a comunicação online e a offline, garantindo o alcance e reconhecimento da marca em qualquer plataforma.
Descubra quais canais são mais usados pelo seu público de interesse e trabalhe em cima dessas opções. Assim, você reduz as chances de desperdiçar esforços de dinheiro e tempo naquilo que não é valioso para o seu público.
3. Definir a linguagem e identidade de marca
É preciso que o seu negócio tenha uma linguagem e uma identidade de marca bem definidas para que ele possa ser reconhecido pelos prospects em qualquer ação de comunicação.
Como dito anteriormente, o marketing integrado tem sido uma alternativa válida para quem quer crescer e ter reconhecimento. Para isso, é preciso que o cliente bata os olhos em qualquer canal e consiga identificar que se trata de algo relacionado à sua empresa.
Conte, nesse momento, com o auxílio de um profissional de branding.
4. Realizar um bom planejamento
Um bom planejamento vai nortear todas as ações de comunicação que você trabalhará no seu empreendimento.
O planejamento ajudará a garantir a frequência e qualidade das ações realizadas, aumentando as chances de resultados positivos e em crescimento contínuo.
5. Definir objetivos
É preciso ter muito cuidado neste momento! Nunca se esqueça de definir um objetivo de marketing e criar ações para realmente alcançá-lo.
O que, infelizmente, muitos empresários fazem é começar a colocar algumas ações em prática sem planejamento e sem um objetivo predefinido para cada uma delas. Nesse caso, o resultado garantido é o desperdício de esforços.
6. Definir métricas
Por último, mas não menos importante, é preciso definir as métricas para conseguir analisar se suas ações estão deixando o seu empreendimento cada vez mais próximo do objetivo de marketing anteriormente definido pela sua equipe.
As ações de marketing não são coisa de outro mundo. Entender a importância de estudar marketing é descobrir como alguns cuidados podem influenciar diretamente os lucros do seu negócio. Fique atento aos detalhes, cuide das ações básicas e estruture um plano de marketing adequado à sua realidade e à realidade dos seus clientes. O resultado? Sucesso!
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