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Marketing viral: confira como seu negócio pode se beneficiar

Marketing viral: confira como seu negócio pode se beneficiar

Você com certeza já viu uma campanha publicitária que fez muito sucesso nas redes sociais, a ponto de todos os seus amigos falarem sobre ela. Ou então uma foto, vídeo ou até mesmo uma música que simplesmente foi, por horas ou dias, o assunto mais popular da rede. Sabe qual é o segredo por trás de todos esses conteúdos? Uma boa estratégia de marketing viral.

Essa mesma tática pode ser usada no seu negócio para tornar a sua marca mais conhecida e conquistar mais clientes pela internet. E tudo isso com um custo bem baixo se comparado a campanhas em outros veículos como televisão e rádio.

Quer saber o que é o marketing viral e por que você deve investir nele para promover a sua marca? Então continue a leitura deste artigo e aprenda a criar uma estratégia de sucesso!

O que é marketing viral?

A viralização de conteúdos digitais é algo relativamente recente. Campanhas de sucesso com base em estratégias de marketing viral só começaram a surgir depois dos anos 2000, assim como os famosos “memes”, impulsionados pelo aumento do acesso à internet e, consequentemente, do uso das redes sociais.

Marketing viral nada mais é do que uma campanha publicitária (ou seja, com foco em divulgar um serviço ou produto) que se espalha entre as pessoas de forma tão intensa que é comparada à epidemia de um vírus — por isso o nome.

Na prática, funciona da seguinte maneira: o conteúdo de uma estratégia de marketing viral começa a alcançar um pequeno público que, por sua vez, passa essa mensagem adiante. Essa propagação é feita de forma rápida e cíclica, formando um modelo escalável. Por isso, com um baixo valor inicial, a campanha tem seu conteúdo propagado e passa a atingir cada vez mais pessoas.

Por que investir no marketing viral?

O uso das redes sociais como canal de aquisição vem se tornando uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas. Isso porque a estratégia tem um alcance maior e mais eficaz do público. A internet não impõe barreiras no mercado virtual, o que permite a uma pequena loja do interior vender seus produtos artesanais, por exemplo, para um comprador do outro lado do mundo.

Com o marketing viral, no entanto, esses resultados são potencializados, e a chance de o seu produto ou serviço ser visto cresce de forma exponencial. Isso porque ele faz o seu negócio ter destaque sobre os demais. Além disso, o público que se identifica com uma campanha viral cria um laço com a marca, e isso faz toda a diferença no momento da consideração da compra.

Como produzir esse tipo de conteúdo?

Nem todo conteúdo criado para a internet viraliza. A propósito, não há nada que garanta que uma campanha fará um sucesso estrondoso no meio digital. Isso porque essa parte depende única e exclusivamente do público, que é um fator muitas vezes desconhecido e totalmente imprevisível.

Existem estratégias, no entanto, que podem ser adotadas para aumentar a eficácia de uma campanha de marketing viral. É preciso um planejamento estratégico e, claro, uma boa execução. Para isso, a seguir, listamos quatro dicas que vão lhe ajudar. Confira:

Conheça o seu público

De nada adianta criar uma estratégia matadora, com linguagem jovem e cheia de gírias, se o seu público-alvo for composto por pessoas de 35 a 40 anos, por exemplo. Essas pessoas provavelmente vão agir com certa indiferença a campanhas com os memes mais engraçados do momento ou relacionadas ao mundo pop, por exemplo.

público millenial, por outro lado, é mais ativo e presente na maioria das redes sociais. Isso permite uma identificação maior com assuntos de momento e também um engajamento mais eficaz.

Para que a sua estratégia dê certo, antes de tudo é preciso conhecer a fundo o seu público, saber do que ele gosta — e do que não gosta —, o que ele procura e quais são os principais problemas dele, por exemplo.

Crie algo realmente relevante

Uma música fácil de ser absorvida ou a presença de algo que esteja em alta no momento, como uma celebridade ou até mesmo um meme, não garantem que a sua campanha vá ser lembrada pelas pessoas daqui a alguns anos.

É preciso ter relevância, ser marcante. Para isso, conheça as razões pelas quais o seu público compartilharia um conteúdo. Isso ajuda na hora de pensar a estratégia como um todo, fazendo com que a campanha seja vista e absorvida por quem realmente interessa e, claro, compartilhada, dando resultados satisfatórios.

Produza algo inesperado

Uma campanha como todas as outras certamente terá resultados como todos os outros. Por isso, é preciso sair do comum, fazer algo inédito, inesperado. Foi isso que a Nissan fez, em 2011, com o vídeo dos “Pôneis Malditos”, que é um dos maiores casos de sucesso de marketing viral.

Pôneis coloridos cantando uma música de fácil absorção chamaram a atenção do público em um comercial publicitário que satirizava a potência do motor da montadora rival. Ao final do vídeo, eles se transformavam em seres agressivos que ordenavam ao público compartilhar o conteúdo com dez pessoas. Deu tão certo que você se lembra disso até hoje, não é mesmo?

Escolha canais de uso em massa

Para que a sua campanha de marketing viral possa realmente gerar os resultados pretendidos, é preciso que ela esteja exposta ao maior número possível de pessoas. E isso pode ser feito por meio das redes sociais, às quais milhões de pessoas se conectam diariamente.

O canal ou os canais a serem utilizados vão depender da sua estratégia, já que cada rede social tem públicos e particularidades diferentes. O Instagram, por exemplo, ainda não permite que um usuário compartilhe uma foto ou vídeo de outro perfil na sua própria linha do tempo. Já o Twitter, que é mais imediatista, além de permitir o compartilhamento possui a função de fazer uma citação desse conteúdo.

O marketing viral pode promover um produto, serviço ou marca de forma exponencial, exigindo baixo investimento. Para que essa estratégia dê certo, no entanto, ela precisa ser muito bem pensada e executada.

Gostou deste artigo? Que tal, agora, aprender a usar o YouTube como um canal para a sua estratégia de marketing? Acesse este artigo e saiba mais!

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