Entenda a força da presença digital para pequenos negócios
Presença digital é um elemento fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa. E isso independe de serem pequenos negócios ou grandes marcas comerciais. Afinal de contas, mais da metade da população mundial já tem acesso à internet.
Isso significa que as chances de alcançar e impactar o seu público-alvo são ainda maiores com uma consolidada presença digital. Especialmente, pela ampla variedade de alternativas para se relacionar com o seu consumidor — como o uso de variadas redes sociais.
É por isso que nós vamos analisar, ao longo deste post, a importância da presença digital para o seu negócio crescer e conquistar novos clientes. Acompanhe!
O que é presença digital
Vivemos em uma sociedade cujos termos para defini-la se concentram no advento tecnológico — como Era Digital ou Era da Informação. Por isso, migrar o seu empreendimento para a internet é uma necessidade, e não um dispensável luxo.
Acontece que a presença digital não se pauta exclusivamente pela criação de um site com poucas informações e raramente atualizado. O conceito reside no uso estratégico de ferramentas on-line para colocar a sua marca no radar do público-alvo.
Para isso são usadas soluções diversas, como a análise detalhada do seu público-alvo, o alinhamento das necessidades deles com uma produção relevante de conteúdo e uma consistente atuação nos tipos de páginas que eles mais consomem — como o Instagram e o Facebook, entre outros.
Consequentemente, mais pessoas qualificadas em conhecer o seu negócio podem ficar a par dos seus serviços ou produtos e buscar mais informações até que eles resolvam fazer uma visita ao seu estabelecimento. Para muitos negócios, a presença digital se tornou um eficiente cartão de visitas.
A importância em construir sua presença digital
Além de ser uma maneira eficaz de apresentar-se ao mercado, ao construir estrategicamente sua presença digital você também pavimenta sua autoridade e credibilidade perante a todos. Quanto mais acessarem os seus conteúdos e se engajarem com eles, mais a sua imagem como referência no ramo será consolidada.
Principalmente, porque a chegada de tantas ferramentas digitais contribuiu para uma completa transformação no comportamento do consumidor. Agora, ele não depende exclusivamente dos argumentos de venda do atendimento em uma loja física: ele faz a sua própria pesquisa, levanta informações e compara soluções.
Quando ele encontra respostas de qualidade para as suas pesquisas em suas páginas — como no site de sua empresa, no blog ou nas redes sociais —, ele pode procurar por você novamente diante de uma nova necessidade. Dessa forma, constrói-se uma relação de qualidade.
Sem falar que, na prática, sua presença digital pode se converter em uma solução imediata para clientes em potencial. Imagine, por exemplo, que um usuário pesquise por empresas com a sua especialidade na área em que ele se encontra naquele momento. Caso você figure entre os principais resultados da pesquisa, em poucos minutos você transformou um anônimo em cliente do seu estabelecimento.
As vantagens em construir mais presença digital para o seu negócio
Além do alinhamento às transformações sociais decorrentes da internet, a presença digital ajuda a inovar no mercado de muitas outras formas. Entre elas:
Visibilidade e credibilidade
Indiscutível que — com base no que vimos até aqui — a presença digital coloca o seu negócio ao alcance das pessoas mais qualificadas em conhecer o seu estabelecimento e se encantar com os seus diferenciais.
De maneira complementar, quanto mais as pessoas consumirem os seus conteúdos virtuais, relacionando-se com as suas atividades na internet, mais credibilidade você vai gerar para o seu negócio. Não à toa, esses esforços são benéficos não apenas para a divulgação de grandes marcas, mas de pequenos negócios também.
Retorno qualitativo
Imagine que, por meio de uma presença digital consolidada e em completa união com a identidade visual da sua marca, você obtém um reconhecimento que se estende ao campo virtual: as pessoas vão reconhecer o seu negócio também nas ruas. Dessa maneira, o retorno dessas campanhas digitais é palpável, aumentando:
- o valor de sua marca;
- o número de clientes;
- o faturamento;
- o retorno do seu investimento.
Ou seja: há como expandir de múltiplas formas todos os diferenciais de sua empresa e despertar o interesse do seu público de maneira assertiva e direcionada.
As melhores estratégias para trabalhar sua presença digital
Vamos partir para o teor mais prático da construção de sua presença digital? A seguir reunimos algumas das soluções mais utilizadas para ingressar no universo virtual e impactar o seu consumidor ideal!
Analise o público-alvo
Pequenos negócios e grandes empresas têm em comum a necessidade em identificar o seu público antes de empreender qualquer ação. Afinal de contas, as campanhas digitais são direcionadas aos objetivos e necessidades do seu consumidor.
Por isso, faça um detalhado estudo a respeito das “dores”, desafios, interesses e demanda de sua audiência. Assim, suas estratégias têm mais chances de serem apreciadas.
Construa um bom site
O site é um canal digital completo para que os usuários saibam tudo a respeito do seu negócio, como os diferenciais, sua localização, especialidades e meios de contato. Além, é claro, das informações institucionais que ajudam a reforçar a sua marca.
Vale apontar, ainda, que um bom site deve ser objetivo, claro e de fácil usabilidade. Nesse último aspecto, é fundamental contar com um site responsivo — que possa ser acessado tanto do computador quanto dos dispositivos portáteis sem interferir na qualidade de navegação.
Invista em marketing de conteúdo
Aqui concentram-se as ações estratégicas mais eficazes para impactar o seu público, como:
- SEO;
- Blog (com uma produção consistente e relevante de acordo com a demanda do seu público);
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- Links patrocinados.
Por meio dessas soluções digitais você aprende a se relacionar melhor com o seu consumidor. Além disso, elas são ferramentas importantes para você se manter em evidência, na internet, e a aumentar gradativamente o valor e alcance de sua marca.
Para tanto, é fundamental que sua equipe monitore constantemente a performance de cada campanha e avalie novas tendências e o comportamento do seu público. Com isso, você conseguirá construir uma vantagem competitiva em seu mercado de atuação, independentemente do tamanho de sua empresa.
E, como o assunto deste post é presença digital e o seu poder diante do consumidor, que tal aprender também conosco algumas dicas sobre como lidar com avaliações negativas nas redes sociais? Vale a pena dar uma olhada!