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Como fazer um plano de Marketing Digital para iniciantes?

Como fazer um plano de Marketing Digital para iniciantes?

Você já deve ter ouvido falar em plano de marketing, porém atualmente falar de marketing digital está mais na “moda” ou de fato faz parte da realidade do seu negócio, verdade? Para começarmos é importante entender que antes de tudo, independente do seu tamanho de empresa, é crucial ter um bom plano!

Um plano de marketing digital vai te ajudar a se posicionar melhor no mercado: ele deve estar alinhado ao perfil do seu público-alvo (persona) e ter atividades de marketing que irão solucionar desafios mais presentes na vida deste público ou, se preferir, da sua persona.

No cenário digital, ser um solucionador de problemas é o que faz tudo acontecer, ser a solução, entregar valor para o público. A questão é: como enxergar e aproveitar melhor as oportunidades neste ambiente e implementá-las, além de estar atualizado com tendências de marketing e com os objetivos e necessidades do seu negócio?

É o que vamos responder ao longo deste post. Confira, conosco, como fazer um plano de marketing digital para quem está iniciando um negócio!

Entenda a importância do plano de marketing digital

Como todo planejamento, o seu deve partir do princípio de conectar atividades que estarão de acordo com suas metas e objetivos. Ou seja: o plano precisa alinhar objetivo, metas e mensuração contínua para ter resultado, senão é apenas algo para perder tempo. Por isso, por meio do plano de marketing digital você consegue:

  • atrair mais clientes;
  • aumentar as vendas;
  • relacionar-se com aqueles que já consomem a sua marca;
  • aumentar a presença digital de sua empresa;
  • espalhar os diferenciais do seu negócio entre as principais redes sociais.

Entre outras ações, desde que estejam de comum acordo com às necessidades e objetivos identificados para realizar o plano de marketing digital. Quanto mais direcionadas, específicas, melhor será o destaque de sua campanha para a percepção do público.

Aprenda a construir um planejamento de marketing digital

Para elaborar a sua estratégia, comece analisando o mercado como um todo. Para tanto, uma ação eficaz é a elaboração da análise FOFA, também conhecida como Matriz SWOT, sigla representada por:

  • forças: os elementos que colocam o seu estabelecimento gastronômico em vantagem quando relacionado à concorrência;
  • oportunidades: o estudo das tendências, hábitos e comportamentos que podem servir de gancho para consolidar as suas ações estratégicas;
  • fraquezas: os pontos desfavoráveis e limitações de sua empresa que devem ser melhorados;
  • ameaças: o que pode colocar em risco o seu plano de marketing digital na gastronomia, como uma competição voraz ou a dificuldade de se manter em evidência no mercado.

Com base nas respostas dessa análise preliminar, você avalia o mercado, o seu empreendimento, a demanda gerada pelo público-alvo e a concorrência e como ela está se mobilizando para atrair mais clientes também.

Assim, você consegue identificar oportunidades inexploradas, carências que a concorrência não está desenvolvendo e soluções inéditas para se posicionar estrategicamente no mercado.

Um exemplo: Muitos buscar uma infinidade de produtos para comprar na internet, e sempre querem um produto com qualidade e o menor preço, certo? Porém, ao invés de você abrir uma loja virtual com centenas de produtos, de várias categorias, por que não especializar em um segmento? Atualmente, é essa oportunidade que centenas estão enxergando – agora se tornando especialistas em um tipo de produto, e ir aos oferecendo algo complementar ao segmento escolhido. Quando você enxerga essa oportunidade, então você pode construir todo o plano de marketing digital, explorando o método FOFA em cada aspecto acima mencionado.

Outra situação a ser analisada: muitas plataformas digitais são verdadeiros marketing place, onde oferecem de tudo praticamente, como a Amazon. Muitos ao invés de criar sua loja virtual e demorar para atrair tantos visitantes, simplesmente entram nos marketing places e inserem um produto que representam, fazendo uma venda dentro desses espaços que já são bem conhecidos pelos usuários. Você constrói uma ação de marketing digital inserindo o seu negócio em uma tendência já consolidada no mercado.

Planejamento e seus objetivos

Agora, é hora de avaliar o que você busca na composição de um plano de marketing digital. Para isso, vamos recuperar o exemplo acima sobre as plataformas gigantes on-line de vendas (marketing places). Por meio delas, a sua empresa pode ter um objetivo geral, que é o de expandir o alcance de sua marca na internet e aproximar-se de um público acostumado a compra online.

De modo específico, você também pode ter como objetivos:

  • a já citada especialização em um tipo de produto;
  • a possibilidade de atrair novos consumidores — e um novo perfil de clientes — até o seu negócio;
  • o estabelecimento de uma imagem mais completa do seu negócio;
  • o aumento no número de vendas — on-line ou não.

Isso tudo vai se configurar em uma espécie de mapa da riqueza. Pois é por meio dos objetivos claros que você vai ter em mãos todo o percurso a ser trilhado para alcançá-los.

Crie ações personalizas e focadas em seus objetivos

Com o plano de marketing digital idealizado, a estruturação de ações é a etapa seguinte para colocá-lo em prática. Entre as principais estratégias, podemos destacar as seguintes:

Site responsivo

São os sites adaptáveis para serem acessados via dispositivos móveis — como tablets e smartphones. A relevância disso se dá pelo fato de que 94,6% dos usuários de internet a acessam pelo aparelho celular — o meio preferido de manterem-se conectados.

Por isso, adequar as suas páginas digitais para serem acessadas por esses dispositivos é fundamental para que encontrem o seu site ou blog, em suas navegações, e permaneçam em suas páginas.

Palavras-chave

O marketing digital ainda é profundamente construído ao redor do uso de palavras-chave. São elas que apontam o caminho estratégico para onde você deve investir seu tempo e construir a sua estratégia de conteúdo.

Para isso, é importante entender quais são os principais termos pesquisados pelo seu público-alvo e elaborar conteúdos que respondam a essas perguntas. Isso faz com que o seu estabelecimento figure entre os principais resultados de pesquisa e que os usuários passem a procurar primeiro, em seu site, redes sociais e blog, as respostas para as suas perguntas.

Redes sociais

Atualmente, encontramos no google vários estabelecimentos por meio de pesquisas on-line — e muitos resultados nos direcionam às suas redes sociais.

Por isso, identifique quais delas são as mais utilizadas pelo seu público-alvo e concentre as suas ações nelas. Assim, você cria os conteúdos acima mencionados que vão ajudar a se relacionar com os consumidores em potencial e, ainda, a servir como ferramenta de comunicação e, até mesmo, de vendas da sua empresa.

Isso porque os seguidores de suas páginas nas redes sociais também vão servir como instrumentos de mídia. O engajamento deles em suas postagens permite uma exposição maior de sua marca, coloca-a em evidência e ao alcance de outras pessoas que ainda não conhecem os seus serviços ou produtos. Quanto mais direcionada estiver a sua estratégia, mais o público vai interagir e ajudar na promoção do seu negócio. Lembre-se: Para cada rede social existe um plano específico, seu objetivo principal entre outros fatores!

Diferencie-se por meio do plano de marketing digital

Esse tipo de planejamento demanda tempo e é incessante. Ou seja: você não o faz uma vez e espera por resultados. O marketing é um trabalho ininterrupto e em constante evolução. Por isso, é importante contar com empresas especializadas que possam contribuir para a elaboração dessas estratégias e a consolidação de sua marca no mundo digital.

E não nos enganemos: o plano de marketing digital é de suma importância para empresas de todos os segmentos e portes. Quanto mais entendimento tiver do seu mercado, da concorrência, do seu público-alvo (persona) e qual o benefício seu produto gera para esse público, então o plano já possuí informações úteis para ser estudado e planejado com carinho. 

Marketing é o mesmo! Só complementamos as atividades que antes eram em um ambiente fora da internet, hoje é focado no mundo digital, e nada impede que seja feito um plano combinando as duas, com ações de mídia tradicional e mídia digital atual.

Espero teremos ajudado com este artigo, oferecendo entendimento de como é importante se planejar antes de checar investindo e enfrentando o mercado! Escreva nos comentários se foi útil esse conteúdo, se também desejar complementar com algo, fique à vontade.

Até o próximo artigo!

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