Como aproveitar datas comemorativas para vender mais
Quem tem um negócio sabe que aumentar a receita da empresa não é uma tarefa simples. Com o mercado cada vez mais competitivo e clientes menos fiéis, os proprietários precisam buscar oportunidades para dar um gás nos resultados. Uma prática comum e que todo gestor deve se atentar é o uso de datas comemorativas para vender mais.
Desde as datas mais tradicionais, como Natal e Dia das Mães, até as mais criativas, como aniversário da empresa e o Dia do Consumidor, datas comemorativas são oportunidades claras para as empresas otimizarem seus resultados e conquistar novas vendas! Nesses momentos você pode melhorar o relacionamento com clientes atuais, aumentar o ticket médio, melhorar a imagem da empresa e principalmente gerar novas vendas!
Pensando nisso, colocamos abaixo as melhores dicas para você aproveitar datas comemorativas para vender mais no seu negócio! Confira!
Conheça bem o seu público-alvo
Antes de mais nada, para tirar proveito de datas comemorativas para vender mais no seu negócio você deve saber quais dessas datas fazem sentido para o seu público. Para isso, você deve conhecer quem são as pessoas que fazem parte desse segmento.
O ideal é que as empresas tenham de forma clara a definição do seu público-alvo não só para ações de marketing, mas para definir de forma mais precisa preços, serviços e abordagens de venda. A coleta de informações pode ser feita por meio do conhecimento de um gestor experiente ou por meio de pesquisa de mercado — algo mais preciso, uma vez que fornece dados reais do mercado.
A partir do perfil do cliente, da identificação dos gostos dele, da rotina e do valor dado à sua empresa, você pode definir as melhores estratégias para atingir os objetivos do negócio — entre eles, aumentar suas vendas. Nessa definição se encontra a estratégia de ação em datas comemorativas, incluindo quais devem ser usadas e como.
Crie uma estratégia de ação
Lembre-se que antes de fazer uma promoção ou tentar vender algo, é essencial ter um bom planejamento estratégico, definindo seus objetivos e se preparando para realizar suas ações. Portanto, comece respondendo algumas questões.
- Qual produto ou serviço será ofertado?
- Qual valor será cobrado?
- Onde o produto será vendido (local da loja) ou o serviço será feito?
- Como será feita a divulgação?
- O que é necessário para produzir essa ação em termos de material (como funcionários e fornecedores)?
Essas questões ajudarão não só a definir o que será oferecido na data comemorativa, mas também a saber o que é necessário para que tudo seja feito sem erros, como falta de materiais e precificação errada.
Ofereça promoções e novidades
Uma dica importante para estimular as compras em datas comemorativas é ofertar novidades e promoções exclusivas, feitas somente para aquele momento. Por exemplo: se você possui um buffet, pode oferecer um cardápio especial para o Natal como forma de atrair vendas nessa época do ano.
Use diferentes canais de comunicação
Existem diferentes formas e canais para divulgar sua estratégia de venda em datas comemorativas. O ideal é sempre usar mais de uma, escolhendo os locais onde o público está. Os canais mais usados atualmente são:
Redes sociais
As redes sociais como Facebook e Instagram são ótimos canais de divulgação de promoções e novidades para datas comemorativas. Nesse meio você pode fazer publicações de conteúdo comercial e informativo direcionado para o público que já conhece a marca — como aqueles que curtiram sua págino no Facebook — e para quem não conhece mas faz parte do segmento alvo da empresa, usando a compra de anúncios.
Um ponto interessante sobre esse meio é que o custo de fazer anúncios nesses canais não é alto — na realidade, o valor investido é definido por você. Portanto, incluí-los na estratégia é muito atrativo para o negócio, sendo fácil aumentar as vendas nas redes sociais. Além disso, com mais de 100 milhões de usuários no Brasil, é basicamente impossível não encontrar o seu público nesse meio.
Site da empresa
Outro canal de divulgação de promoções em datas comemorativas deve ser o site da empresa. O ideal é personalizar o site com a identidade da data, colocando um banner de Natal durante o final do ano para anunciar promoções, por exemplo. Além disso, criar um conteúdo informativo sobre a ação no site é essencial, principalmente se esse é um canal usado para o cliente entrar em contato com a empresa.
Mídia impressa
Por fim, você também pode investir em mídias tradicionais impressas, como panfletos, flyers e anúncios em jornal. Se o seu público usa esses meios, eles são atrativos para divulgar o que a empresa está preparando para as datas comemorativas.
Lembre-se que os canais podem ser usados em paralelo, não é necessário escolher apenas um! Entretanto, é importante que a informação nos canais seja pensada de forma conjunta para não confundir consumidores que usam mais de um meio.
Entre em contato com a sua rede de clientes
Outra forma de aproveitar as datas comemorativas para vender mais é reativando clientes antigos. Crie uma mensagem e ofereça um valor diferenciado para esse público, como um desconto por ser uma nova venda ou um brinde especial.
As formas para entrar em contato podem ser por e-mail, ligação ou até mesmo enviando algo pelo correio. A forma de falar com a lista de contatos deve ser planejada de acordo com a data comemorativa e o tipo de público da empresa. Quando a data é importante, você pode investir em uma ação maior e personalizada, enviando algo para a casa do cliente, como um brinde e um cupom de desconto, o que vai reforçar o relacionamento e aumentar o incentivo às vendas.
Invista no pós-venda e no relacionamento com o cliente
Por fim, uma dica muito importante para o negócio ampliar as vendas e manter os atuais clientes é investir no pós-venda, ou seja, no relacionamento com o cliente após uma venda. Esse cliente é um potencial canal de comunicação e indicação da sua empresa, portanto, você deve garantir que um bom relacionamento seja construído.
Para isso, é válido entrar em contato com o cliente após a venda, fazer uma pesquisa de satisfação e pedir pelo seu feedback. Isso mostra que a empresa se importa com o relacionamento com o cliente e com sua opinião, aumentando as chances dele voltar a comprar e também indicar o serviço para outras pessoas.
Use essas dicas para aproveitar as datas comemorativas e vender mais na sua empresa! Não se esqueça que qualidade de atendimento e serviço deve ser regra, pois clientes felizes e satisfeitos voltam e recomendam sua empresa, fazendo suas vendas crescerem não só em datas comemorativas, mas de forma constante!
Agora que você aprendeu como usar as datas comemorativas para vender mais, veja também como usar o Instagram Stories para melhorar seus resultados!