Marketing Gastronômico
O que é food influencer e como ele pode ajudar minha marca?

O que é food influencer e como ele pode ajudar minha marca?

Curso Marketing Gastronômico

A ascensão da internet e o surgimento de novas mídias de comunicação trouxeram diferentes meios de mensagem que conquistaram imediatamente o público e as marcas. Isso porque a comunicação passou ter um foco maior no receptor, o que proporcionou mensagens mais certeiras e retornos mais concretos.

Hoje, uma marca do mercado gastronômico pode contar com o apoio de um food influencer para propagar seus produtos ou serviços. As vantagens são inúmeras — e novas oportunidades surgem frequentemente. Após planejar sua estratégia, basta adequar sua oferta ao porta-voz ideal.

A parceria com um food influencer pode ser fundamental na elevação dos resultados de pequenos negócios. Você quer entender mais sobre essa tática e aprender como atribuir isso à sua estratégia? Neste miniguia você entenderá as principais informações. Então, continue a leitura!

O que é um food influencer?

Na era do marketing digital, nos deparamos com influencers que frequentemente entregam conteúdos às pessoas. De forma natural, espontânea e informal, falam sobre sua vida e seu cotidiano, assim cativando as pessoas, interagindo e participando do dia a dia dos seguidores.

Essa relação entre as duas pontas cria um sentimento de intimidade e o seguidor passa a enxergar o influencer como um conhecido, que compartilha problemas e alegrias diariamente. Logo, as mensagens passadas têm mais autonomia e proximidade — diferentemente de um comercial de TV, por exemplo.

Outro ponto significativo dos influencers é a transparência. Eles falam claramente quando consomem algo ruim ou quando recomendam algum produto ou serviço, mostram como ele funciona na prática e destacam os pontos essenciais, fugindo da mensagem publicitária convencional.

Cada influencer tem sua personalidade espelhada no conteúdo que é gerado — o que reflete diretamente no que seus seguidores buscam. O food influencer é aquele que produz conteúdos relacionados à gastronomia, ensinando receitas, mostrando restaurantes e dando dicas sobre o assunto.

Como eles trabalham?

Eles estão em diversos canais, como blogs, YouTube, Instagram, Twitter e Facebook, gerando conteúdos nos mais diversos formatos (como texto, vídeo e foto) e distribuindo para milhares de pessoas que os acompanham diariamente.

As ferramentas de trabalho variam de acordo com o influencer. Alguns possuem equipamentos mais profissionais, como câmeras de vídeo e foto, ferramentas de edição e até um estúdio. Outros produzem conteúdo com equipamentos mais amadores e no próprio espaço de suas casas.

Quando se fala sobre culinária na internet, o elemento visual é extremamente significativo — uma vez que a tecnologia ainda não permite transmitir sabores e aromas. Com isso, o food influencer tem uma necessidade maior de ter equipamentos profissionais, já que precisa conquistar o seguidor pela imagem.

A preparação do conteúdo é variável entre os influencers. Cada um tem sua frequência de postagem e um planejamento do material que será criado — alguns podem compartilhar uma receita nova a cada semana, por exemplo.

Uma marca que investe em um influencer tem um leque de opções de negociação. A marca pode ser indicada em um vídeo no YouTube, em uma postagem no Instagram ou pode até gerar uma campanha maior, com mensagens em diversos canais.

Como ele pode ajudar minha marca?

São diversas as vantagens em contar com o apoio de um food influencer em sua estratégia. A primeira delas é o alcance a um público grande e qualificado. É importante lembrar que os seguidores estão recebendo a mensagem por um desejo espontâneo, então são pessoas que tendem a dar mais valor e atenção ao que é compartilhado.

Os influencers não são canais de publicidade, e sim canais de entretenimento. A presença no dia a dia dos seguidores transmite confiança, uma vez que estes se identificam com sua personalidade e enxergam valor no conteúdo que é preparado e compartilhado.

O custo de investimento também é uma vantagem significativa na estratégia. Por isso, um food influencer é uma boa opção para pequenos negócios. Ao contrário da publicidade tradicional, essa estratégia não tem gasto com uma grande equipe de profissionais, o custo de anúncio em uma mídia convencional não existe e não há contrato com atores ou modelos, por exemplo.

Além de ser uma ação rápida, ela também é capaz de gerar retorno imediato. Ao divulgar o produto ou serviço, os influencers indicam se os seguidores poderão encontrá-los em algum site, estabelecimento ou até um evento. Tudo isso, aliado a uma boa estratégia, desperta o desejo do público.

Como encontrar um food influencer para meu negócio?

O influencer que está tendo mais sucesso na internet não é, necessariamente, a melhor opção para divulgar sua marca. Antes de iniciar a negociação é necessário analisar alguns pontos da sua empresa, do seu público e do food influencer.

Defina seu objetivo

De início, defina as metas da sua estratégia. Qual o número de pessoas que você consegue atender e qual o resultado que almeja obter? Você pode divulgar um evento, sua loja, seu produto ou seu serviço. Se existirem barreiras geográficas, é importante buscar um influencer que tenha uma ação mais local, em vez de nacional.

Conheça seu público

Entenda quem é seu consumidor, quais os problemas que ele enfrenta e como você pode suprir isso. Conheça também seus gostos e hábitos. Como ele consome informação? Em quais redes sociais está presente? A partir disso, você começa a filtrar qual food influencer é ideal para sua estratégia.

Conheça alguns food influencers

Agora que você já tem algumas informações básicas sobre sua estratégia, você deve ir em busca do food influencer ideal. Você pode fazer pesquisas, percorrer redes sociais e pedir indicações, além de também poder utilizar algumas ferramentas que auxiliam nesse processo:

  • Digital Influencers: essa ferramenta permite filtrar os influencers por região, interesses e condições de pagamento. Com isso, quem gostar da sua proposta entrará em contato com você no intuito de fechar a parceria. Ao final, a ferramenta contabiliza os resultados da ação.
  • Hubble: focada em grandes clientes e agências de publicidade, faz a ponte com influencers mais famosos. Também permite um filtro por localização, interesses e público. Uma das vantagens é que não há intermediários no contato.
  • Celebryts: assim como as outras, disponibiliza filtros. Contudo, é possível pesquisar por palavra-chave, visualização, alcance e inscritos. Você pode fazer um orçamento ou enviar uma proposta.

Negocie

Após encontrar o food influencer ideal para sua estratégia, entre em contato e faça a negociação. Apresente sua marca e explique o porquê de ele ser o melhor porta-voz para sua estratégia.

Com isso, determine quantas postagens serão feitas, negocie se o pagamento será em dinheiro ou permuta e façam um contrato para proteger as duas partes.

Quais perfis recebem o título de food influencer?

Alguns perfis se tornaram referência na internet por gerarem conteúdos relacionados à gastronomia, culinária e confeitaria. Separamos alguns que você precisa conhecer!

Dani Noce

Dani Noce combina seu canal de culinária e confeitaria com as viagens que faz com seu namorado, Paulo Cuenca. Tem mais de 700 mil seguidores no Instagram, mas o sucesso e as receitas acontecem em seu canal no YouTube.

Tastemade Brasil

Esse é um dos maiores canais de receita rápida do país. Os vídeos são curtos e disponibilizados no site, disponíveis para compartilhamento em todas as redes sociais. No Facebook, a página conta com mais de 16 milhões de fãs.

Panelaterapia

A Tatiana Romano é a responsável pelo Panelaterapia. Presente em diversas redes sociais, tem canal no YouTube e até aplicativo. A premissa do perfil é fazer comida boa com ingredientes simples e práticos.

Receitas e temperos

Além de escrever vários livros, a Sandra Matarazzo cuida do perfil Receitas e temperos. Sua página do Facebook já ultrapassou 6 milhões de fãs e em seu canal no YouTube ela ensina desde as receitas mais simples até as mais sofisticadas.

Executar ações em parceria com um food influencer pode gerar bons resultados para sua empresa. As vantagens são grandes e as oportunidades são inúmeras. Assim, você terá um aliado para elevar os resultados da sua empresa e construir mais valor para sua marca, conquistando e fidelizando seu público ideal.

Agora que você já sabe tudo sobre food influencers, você precisa acompanhar mais dicas para incrementar à estratégia do seu negócio. Então, assine nossa newsletter e receba as novidades diretamente em seu e-mail!

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