Por que usar o Google Meu Negócio pode trazer bons resultados?

por que usar o google meu negócio

A internet possibilitou uma facilidade para que as empresas se apresentassem ao público-alvo e se mostrassem à disposição a partir das pesquisas on-line desses usuários. Mas existem ferramentas complementares que tornam essa prática ainda mais proveitosa. É aí que os empreendedores podem se perguntar por que usar o Google Meu Negócio é tão relevante!

Afinal de contas, esse produto do Google tem abreviado as pesquisas do consumidor, que podem saber muito mais a respeito de uma empresa no próprio resultado das pesquisas on-line feitas no buscador. E isso gera uma série de benefícios para ambas as partes, que vão além da possibilidade de gerar mais presença digital — como veremos adiante.

Dessa maneira, se você vinha se perguntando por que usar o Google Meu Negócio, este post foi feito especialmente para você! Continue com esta leitura e avalie conosco os motivos pelos quais usá-lo — e os resultados que você pode obter com isso!

O que é o Google Meu Negócio?

Antes de se questionar por que usar o Google Meu Negócio, vamos ao básico: a ferramenta do Google é uma plataforma onde é possível gerir o seu negócio em uma página de alto tráfego dos usuários (aquela em que aparecem os resultados de suas buscas virtuais). E, o melhor: com total integração às outras plataformas do Google, como o Google Maps e o Google+.

Por exemplo: a busca local do Google remete diretamente à procura de um usuário por um estabelecimento no setor de alimentos próximo à sua localização. Assim, as pesquisas obtêm resultados que estejam mais perto dos usuários, possibilitando que eles tenham o serviço ou produto desejado com mais rapidez.

Além disso, as informações dispostas na tela já estimulam o contato dos clientes em potencial. Isso porque você pode cadastrar diversas informações, como:

  • a localização da sua empresa no Google Maps;
  • dados de contato, como endereço, e-mail, site e até mesmo o número de telefone — se o usuário estiver acessando a internet pelo celular, ele pode fazer a ligação diretamente por ali;
  • horário de funcionamento do seu empreendimento;
  • avaliação — com notas e comentários — dos clientes;
  • fotos internas da empresa;
  • perfis de suas redes sociais, com as últimas atualizações.

E por que usar o Google Meu Negócio nesse contexto? É o que veremos logo a seguir!

Marketing Digital para Iniciantes

Quais são os benefícios do Google Meu Negócio?

Para quem trabalha com marketing de conteúdo e outras estratégias digitais, fica mais fácil compreender por que usar o Google Meu Negócio vale a pena: é uma ação complementar que permite colocar você em contato com um público qualificado e se relacionar melhor com ele.

Isso porque a plataforma concentra uma série de benefícios a serem explorados, como:

Ajuda em suas estratégias de SEO

O Google Meu Negócio fortalece a busca local do Google, como acima mencionado, mas também valoriza o ranqueamento de suas páginas, valorizando suas estratégias de SEO.

Essa relevância é fortalecida pelo fato de que as pessoas que vão obter o seu estabelecimento ente os principais resultados de suas pesquisas têm alto potencial para se transformarem em clientes. Além disso, por ser um retorno das buscas locais, essas pessoas já estão perto do seu estabelecimento.

Traz mais visibilidade para o seu negócio

Por ser uma ação digital de marketing, já podemos destacar o benefício em usar o Google Meu Negócio. Mas, além disso, a ferramenta é também integrada com outras plataformas, como os navegadores de GPS — caso do Waze, por exemplo. Isso representa, para o seu estabelecimento, mais oportunidades de colocar a sua empresa em contato com clientes.

Os recursos já destacados de avaliação dos clientes também servem para aumentar a visibilidade da sua empresa e garantir que isso influencie a percepção dos outros usuários. Inclusive, por meio dos comentários, você consegue estabelecer uma ferramenta a mais de comunicação para a sua empresa. Isso ajuda a reforçar o relacionamento com os clientes e agrega mais valor ao seu negócio.

Disponibiliza uma eficiente análise de dados

Quando se fala em marketing digital, a análise de métricas é um dos principais trunfos para avaliar o resultado de cada campanha.

E, se você vinha se perguntando por que usar o Google Meu Negócio, aí está a resposta: a plataforma disponibiliza uma série de dados que permitem o diagnóstico preciso de quantas pessoas fizeram contato por meio da ferramenta, de onde elas são e até mesmo como andam as suas campanhas no Google AdWords, entre outros.

Como se cadastrar no Google Meu Negócio?

Agora que já vimos algumas razões para usar o Google Meu Negócio, vamos à prática da ferramenta: como cadastrar-se nela. E é muito simples:

  • acesse a página do Google Meu Negócio;
  • clique em “comece agora”;
  • preencha o formulário com todos os dados da sua empresa, como o nome, país de atuação, endereço, categoria etc.;
  • confirme as informações preenchidas.

Fácil, não é mesmo? Em seguida, é necessário realizar uma verificação feita em duas etapas pelo Google — a primeira, por SMS; e a segunda via correspondência, na qual se encontra um código, que deverá ser preenchido posteriormente para confirmar o endereço.

Como melhorar a experiência de uso do Google Meu Negócio?

Agora, para facilitar a sua interação com a plataforma, destacamos algumas dicas relevantes de uso. Confira:

  • mantenha os dados da sua empresa sempre atualizados — imagine, por exemplo, o cliente em potencial ligando para um número antigo de sua empresa? Uma oportunidade perdida!;
  • monitore continuamente as estatísticas levantadas pela ferramenta para melhorá-la constantemente;
  • estimule a avaliação dos clientes para promover a sua presença e reputação on-line;
  • use muitas fotos reais do seu estabelecimento, serviços e produtos. Se precisa de algumas dicas sobre o assunto, confira aqui nosso artigo sobre como tirar fotografias de comida.

Com isso, é possível ter uma boa ideia da importância dessa ferramenta e, consequentemente, por que usar o Google Meu Negócio pode trazer bons resultados para a sua empresa. Vale destacar, contudo, que esse trabalho incessante pode ser potencializado por empresas especializadas, que conhecem bem o mercado, as tendências tecnológicas e o perfil dos seus consumidores e clientes em potencial.

Para isso, caso queira desbravar todas as vantagens do Google Meu Negócio e se aproximar qualitativamente do seu público, entre em contato conosco para alinharmos uma solução personalizada para os seus objetivos e necessidades!

por que usar o google meu negócio
Group business people meeting to discuss ideas in modern office