Negócios
Como a identidade visual de uma empresa pode aumentar as vendas?

Como a identidade visual de uma empresa pode aumentar as vendas?

O principal objetivo de gerentes de negócio é aumentar o faturamento da empresa e continuar crescendo no mercado de forma constante. Para isso, é comum pôr o foco em ações de vendas, marketing e produto, mas algo que não pode ficar de fora dessa lista é a criação da identidade visual de uma empresa.

Empresas de diferentes segmentos já mostraram como elementos da identidade visual do negócio impactaram diretamente em suas vendas. Após mudar sua embalagem e logotipo em 2008, a empresa Sierra aumentou o faturamento em mais de 200%, enquanto a empresa Dunati, de alimentos congelados, viu as vendas aumentarem em 70% após mudar a embalagem de seus produtos.

Não apenas a embalagem, mas uma pesquisa feita pelo Sebrae mostra que investir em elementos visuais do estabelecimento pode resultar no crescimento de 12% a 40% de suas vendas. Essas alterações são baseadas no estudo do comportamento do consumidor, usando conhecimentos sobre neuromarketing e psicologia das cores para construir elementos atrativos para as suas personas.

Pensando na importância desse tema, apresentamos os principais benefícios que a identidade visual de uma empresa pode gerar! Confira:

Atrair o público correto

A primeira vantagem da identidade visual de uma empresa é a sua capacidade de atrair o público correto para o negócio. Seja ele um restaurante, seja uma loja de cosméticos, os elementos presentes em sua vitrine e interior são usados pelas pessoas que passam ao seu redor para identificar o produto ou serviço ali oferecido e se eles são atrativos ou não.

Muitas empresas não investem na criação de um ambiente que transmita as características de seu serviço e acabam atraindo as pessoas erradas para o seu estabelecimento, gerando gastos desnecessários de atendimento ou decepção e má impressão nesse público.

Além disso, o seu real público pode não identificar o valor na loja e não se interessar pelo produto ou serviço oferecido porque não reconhece elementos que transmitam segurança na transação e os valores necessários para atrair clientes.

Apresentar o diferencial competitivo com clareza

O diferencial competitivo de uma empresa é o que a torna melhor que as demais opções no mercado. Ele pode ser aplicado diretamente no produto ou em elementos do serviço da empresa, como em entrega mais rápida ou melhor atendimento.

A identidade visual de uma empresa, quando benfeita e pensada, é capaz de transmitir o seu diferencial para o mercado, deixando a mensagem evidente. Para isso, muitas usam elementos como o logotipo ou as cores da empresa.

Consolidar o posicionamento da empresa

O posicionamento da empresa é a forma como a marca deseja ser entendida na mente do consumidor e o primeiro pensamento criado quando ele ouve o seu nome. A criação dessa mensagem não é algo simples. Sem uma boa identidade visual é praticamente tarefa impossível.

Os elementos da identidade visual criam a imagem da empresa na mente do consumidor, sejam as cores, seja o seu logotipo ou o seu slogan. Sem uma identidade visual clara, como o consumidor será capaz de formar um posicionamento consistente sobre a marca e o seu valor?

Fortalecer a marca

Quando as marcas entregam bons produtos e os seus clientes ficam satisfeitos, é comum que a recomendem. Para isso, eles usam características não só do produto, mas também da marca para descrevê-la.

Com uma boa identidade visual criada, o trabalho de identificação da marca é simplificado, e as pessoas são capazes de identificar as recomendações quando se deparam com ela.

Facilitar a repetição de compra

Algo muito comum no mercado é encontrar consumidores que adoraram uma loja, decidiram voltar depois de algum tempo e não a encontraram. Isso porque eles não reconhecem o estabelecimento e podem até passar na frente dele e não identificá-lo. O mesmo não aconteceria se a empresa investisse em elementos que a tornam única e reconhecível.​

Gerar uma experiência de consumo superior

Os elementos usados na identidade visual da loja ou estabelecimento podem contribuir para a experiência de seus visitantes. Um exemplo comum disso é a rede de cafeterias Starbucks — as suas unidades oferecem conforto e mobília elegante, ambiente que atrai o público, fornecendo uma experiência única para ele.

Para isso, é importante conhecer bem o público desejado e quais elementos são atrativos para ele. Cada peça selecionada contribuirá para fornecer benefícios para o cliente na loja, estejam eles presentes na decoração ou na disposição dos produtos.

Proporcionar reconhecimento de longe

Quantas vezes você esqueceu o nome de uma marca e a descreveu usando aspectos sensoriais, como cores, imagens ou até mesmo o seu cheiro? O conjunto de elementos que compõem a identidade visual de uma empresa permite que as pessoas a reconheçam de longe.

Isso é importante quando a empresa está localizada em ambiente movimentado e tem diversos concorrentes ao seu redor. Com o aumento do número de empresas no mercado, fica difícil para o consumidor lembrar todos os nomes e a localização exata das marcas de sua preferência, e as empresas precisam ajudar em sua identificação.

Fidelizar clientes

Muitos dos itens citados acima contribuem para a fidelização dos clientes. Desde a criação de um bom posicionamento, a experiência superior e até mesmo a facilidade de identificar a empresa no meio de tantas outras, esses benefícios contribuem para a imagem geral que o público possui da empresa e fazem com que ele queira voltar.

Quando benfeita, a identidade visual da empresa ajuda o consumidor a entender os valores e benefícios que ele encontra no estabelecimento. Isso, em conjunto com o seu serviço ou produtos, fornece a experiência superior procurada nas marcas.

Aumentar as vendas

Por fim, ter uma empresa que é facilmente identificada, que cria um posicionamento claro no mercado, em conjunto a um produto de qualidade e bom atendimento, gera mais vendas para o negócio, seja por meio de recompra, seja por meio de novos clientes.

A criação da identidade visual de uma empresa não é tarefa simples. O ideal é usar ajuda de uma empresa especializada, a fim de criar algo que gere todos os benefícios citados aqui.

Além disso, não se esqueça de que mudanças são necessárias com o passar do tempo. Então, é importante monitorar a impressão que a identidade visual gera no mercado e adaptar o seu conteúdo sempre que necessário.

Agora, que você conhece os benefícios de criar uma identidade visual de uma empresa, conheça o poder do marketing promocional e como conquistar cada vez mais o mercado!

Cursos Marketing Mineiro

3 thoughts on “Como a identidade visual de uma empresa pode aumentar as vendas?

    • Author gravatar

      A identidade visual de uma empresa e fundamental para tudo, para o marketing, para a viabilidade de counteudo, pelo impacto e muitos outros motivos. no meu caso fiz a identidade visual com uma empresa e logo contratei outra de marketing que terminou refazendo a minha identidade visual, o qual concordei. Supostamente agora gasto menos e acontecem mais vendas. o que realmente e verdade. mas antes de fazer o trbalaho de marketing com a mesma empresa recomendo que peçam consultoria. e por um pequeno preço (comparado com o marketing) vai saber exatamente o que a empresa ira fazer.

      • Author gravatar

        Olá Alexandra. Agradecemos seu comentário. 🙂
        Realmente importante saber a reputação da empresa e seu know-how para qualificar e posicionar melhor sua identidade visual. Parabéns pelos resultados que conquistou. Sucesso!! Continue nos acompanhando.

    • […] passa a se consolidar e o atendimento na gastronomia é valorizado por meio desse DNA e da identidade visual, que devem ser cuidadosamente […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *