Marketing Gastronômico
11 dicas para inovar no mercado gastronômico e se destacar

11 dicas para inovar no mercado gastronômico e se destacar

Curso Marketing Gastronômico

O sucesso de um empreendimento gastronômico em tempos de crise econômica não é fácil. De acordo com o IFB (Instituto Foodservice Brasil), embora o setor tenha crescido 3% de faturamento em 2016, os estabelecimentos só viram um aumento de 0,3% em seus lucros. Estima-se que a inflação e o aumento dos custos fixos — contas e custos com pessoal e maquinários, por exemplo — tenham sido os vilões.

O tradicional modelo de restaurantes e bufês impõe ao empreendedor obstáculos como a imprevisibilidade das vendas, o desperdício de ingredientes e a necessidade de gerenciar grandes estoques de alimentos. Além disso, a oferta é grande, pois a cada dia novos estabelecimentos são inaugurados.

Inovar no mercado gastronômico pode significar a sobrevivência ou mesmo o sucesso do seu negócio, uma vez que ações — nem sempre ligadas ao que é servido — são atrativos para novos clientes.

Para te ajudar, no post de hoje listamos as 11 principais dicas para que você consiga inovar e se destacar nesse mercado tão concorrido. Confira!

1. Conheça seu público

Ações direcionadas tendem a funcionar bem em empreendimentos gastronômicos. Tentar agradar a todos pode não agradar a ninguém. Se seu público é ligado a uma alimentação mais natural, indique a origem dos ingredientes, por exemplo.

Caso seu alvo seja o público jovem, é uma boa ideia fazer um bar na entrada do restaurante — afinal, é mais fácil conquista-lo primeiro com uma bebida e depois esticar para uma refeição completa.

2. Invista no ambiente

A atmosfera do seu restaurante, café, bistrô ou bar é facilmente definida por meio da decoração. Com ela, você mostra ao seu cliente que tipo de comida esperar e o deixa à vontade para cada ocasião. Antes de tomar qualquer decisão, você precisar ter certeza de qual tipo de ambiente quer criar e como o seu cliente deve se sentir nele.

3. Seja criativo

Quem disse que o restaurante precisa ser sempre no modelo cozinha-salão? Hoje, restaurantes podem ser em ambientes abertos e até contar com redes e almofadas no chão para oferecer um local de descanso para o cliente.

Locais intimistas — como a casa do chef, ateliês de arte e lojas parceiras — também são uma boa pedida. Ao servir comida em um local mais exclusivo, o empreendedor reforça a ideia de uma refeição personalizada e preparada especialmente para o consumidor.

4. Ilumine o restaurante e destaque a fachada

Caso você prefira ambientes mais tradicionais, não esqueça de compor a fachada com uma pintura bem-feita e com cores que reflitam o espírito do seu empreendimento. Invista em luminárias ou luzes penduradas que combinem com o tom de seu restaurante. Lembre-se que a iluminação deve manter o ambiente funcional e tranquilo. Por isso, encontre o equilíbrio entre o claro e o escuro.

Uma dica é a utilização de janelas convidativas, pois quem estiver passando na rua ficará curioso e com vontade de interagir naquele ambiente. Então, capriche também na decoração das mesas que estarão visíveis da janela e nas cortinas.

5. Abuse das obras de arte

Quadros, esculturas e mesmo instalações ajudam a compor a atmosfera do seu empreendimento. Como regra geral, combine as peças e obras de arte com o clima do seu restaurante. Como exemplo, as peças de arte contemporânea combinam mais com ambientes urbanos — bistrôs e bares.

6. Inove o cardápio

Com os “raios gourmetizadores”, programas de culinária e a oferta cada vez mais ampla de locais para fazer uma refeição, seu empreendimento precisa sair do básico e se destacar. Primeiramente, defina quais tendências e culinárias vai explorar.

Aqui, vale a dica sobre conhecer seu público: tenha claro qual linha quer seguir, pois atirar para todos os lados é receita certa para errar o alvo.

7. Renove o cardápio regularmente

Servir sempre a mesma comida cansa não só quem a produz como quem a saboreia. Seja criativo nos pratos e, periodicamente, renove o menu. Uma dica é mudar o cardápio de acordo com as estações do ano. Assim, você pode priorizar ingredientes frescos e de época — mais saborosos, fáceis de encontrar e baratos.

8. Capriche na apresentação

Hoje em dia é muito comum tirar uma foto de um prato antes de saboreá-lo. Por mais que muitos torçam o nariz para isso, encare como uma propaganda grátis do seu negócio. Por isso — e também porque se come, primeiro, com os olhos — invista em apresentações criativas.

Além do cuidado na montagem no prato, escolha a louça que irá servi-lo. Lembre-se: a apresentação dos pratos deve ser coerente com a atmosfera do restaurante. Caso seu estabelecimento seja mais rústico, abuse das charmosas canecas e panelinhas esmaltadas, por exemplo.

9. Invista na carta de bebidas

Não se esqueça de que uma bebida adequada faz parte de uma refeição perfeita. Invista na variedade de bebidas a serem oferecidas, mas lembre-se: mais importante do que muitos rótulos é oferecer diferentes tipos de drink. Você não precisa ter todas as cervejas artesanais em seu estabelecimento, mas precisa oferecer também vinhos, drinks não alcoólicos e cafés especiais.

10. Ofereça um serviço de primeira

Ninguém gosta de ser mal atendido e seu cliente não é exceção. Mesmo que coma bem, um consumidor que teve uma experiência ruim com sua equipe pode repercutir negativamente em sites de opiniões e redes sociais.

Para isso, treine sua equipe. Mostre o menu para todos, faça-os experimentar cada prato e conhecer como cada um é feito. Garçons solícitos e informados trazem mais leveza a uma refeição fora de casa, e seu cliente perceberá isso.

11. Surpreenda o cliente

Seu cliente decidiu sair de casa para saborear uma boa refeição e uma boa bebida. Muitas vezes, seu estabelecimento foi escolhido como palco para comemorações como aniversários, bodas e até pedidos de casamento. Que tal inovar em ocasiões especiais?

Uma mimo — como uma rosa para a mulher em um encontro romântico ou um par de taças de espumante para um casal em celebração — não sai caro para você e o cliente lembrará para sempre de sua atenção. Ações simples, como oferecer aquecedores em dias frios, podem ser o diferencial para fidelizar o frequentador do seu espaço.

As maneiras de inovar no mercado gastronômico são inúmeras. Um ambiente aconchegante, um cardápio renovado, bebidas para todos os gostos e uma equipe alinhada são medidas simples para crescer no conceito do seu cliente e sair à frente dos concorrentes. Seja criativo!

Agora que você já sabe como trazer inovação para seu empreendimento gastronômico, confira nossas dicas sobre como fazer seu negócio crescer em meio à crise. Boa leitura!

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