Como criar um perfil comercial no Instagram?

como criar um perfil comercial no instagram

Por mais que seja uma estratégia essencial para os negócios, alguns restaurantes e gastrônomos ainda não usam as redes sociais. Outros até possuem uma conta, mas não usufruem o recurso da forma correta ou não aproveitam todas as ferramentas de gerenciamento disponíveis.

Neste post, apresentamos especificamente dicas de como criar um perfil comercial no Instagram, uma ferramenta poderosa de relacionamento e conversão. Leia o texto até o final e descubra como esse tipo de perfil pode ser uma ferramenta estratégica para a área da gastronomia!

Por que ter uma conta no Instagram?

Que tal falarmos de números só para começar? No início de 2018, só no Brasil, essa rede social registrou algo em torno de 50 milhões de usuários. Ou seja, muito provavelmente os seus clientes (atuais e potenciais) estão no meio desse grupo.

Além desse motivo pra lá de fundamental, seguem outros aspectos que tornam o Instagram uma ferramenta bem estratégica.

Alcance

A quantidade de usuários ativos na plataforma já demonstra o potencial de alcance. Se você souber usar as ferramentas comerciais dessa rede social, vai ampliar muito a comunicação com os seus clientes.

Qualidade das fotos

Por ser uma ferramenta prioritariamente para a publicação de imagens (fotos e vídeos curtos), o Instagram conta com uma plataforma robusta de edição de imagem.

Para o marketing gastronômico , que depende da divulgação de pratos, com certeza é uma ferramenta extremamente útil, se considerarmos o potencial de edição que possui. Logo, tornar seus pratos e receitas irresistíveis para o público não será uma tarefa tão difícil!

Relacionamento

Como qualquer outra rede social, é para fortalecer o relacionamento com os clientes e chamar a atenção de outros potenciais consumidores. Afinal, a publicação de fotos, vídeos e stories é uma excelente oportunidade de oferecer conteúdo e consolidar relacionamentos.

Vendas

Vender é parte essencial do planejamento e das estratégias de marketing. Além da possibilidade de fazer anúncios, muitos restaurantes usam a ferramenta como um delivery.

E mesmo que o estabelecimento não tenha serviço de entrega em domicílio, com o Instagram, os fregueses ficam por dentro do que tem de bom no cardápio e, certamente, vão querer ir até seu estabelecimento!

Como criar um perfil comercial no Instagram?

Pensando em ampliar os benefícios para empresas, foi criado o Instagram for Business, uma categoria destinada especialmente à gestão de negócios. Veja como é simples ser criar a sua!

Mudança de perfil

Se sua empresa já possui uma conta pessoal, será necessário realizar os procedimentos abaixo:

  • Passo 1: acesse a guia “perfil”.
  • Passo 2: clique no símbolo de engrenagem do topo da página (ou nos três pontinhos verticais, dependendo do seu sistema operacional) e selecione “mudar para perfil comercial”.
  • Passo 3: será exibida a tela do Instagram for Business. Nesta tela, clique em “entrar com o Facebook”. Assim, será possível vincular a sua conta comercial a outra rede social que você administra.
  • Passo 4: verifique as opções do Facebook e clique em “OK”.
  • Passo 5: selecione a página que será vinculada ao perfil comercial que você está criando no Instagram.
  • Passo 6: configure o perfil com as informações necessárias da sua conta empresarial.

Novo perfil

O processo não é tão diferente daquele necessário à mudança de perfil. Ao criar, você deve selecionar o tipo de perfil que deseja. Nesse caso, comercial. Assim, serão exibidas todas as formas específicas de configuração para empresas que citamos no passo a passo anterior.

Por que devo optar pela conta comercial?

As contas pessoais não têm nenhum dos recursos de gerenciamento desenvolvido para as empresas. As estatísticas são precárias e, portanto, não servem de subsídio para quem tem o objetivo de aumentar o índice de conversões do seu negócio.

Já a conta comercial permite o acompanhamento dessas métricas de desempenho. Com bases em estatísticas mais sólidas, é possível elaborar estratégias para melhorar indicadores e aumentar as conversões por meio do Instagram.

Veja a seguir alguns recursos oferecidos pela conta empresarial!

Anúncios

O mais importante deles. Por meio desse recurso, é possível anunciar na timeline do aplicativo com arquivos em formato de vídeo, foto ou giff animado. Além de ter uma robusta ferramenta para a criação e gestão do anúncio, exibe também relatórios para acompanhamento da campanha.

Integração

Ao integrar sua conta com a página do Facebook, fica possível compartilhar anúncios. Você gerencia o fluxo de compartilhamento por meio da respectiva publicação, no gerenciador de anúncios. Além disso, permite oferecer atalhos para que os clientes acessem o Face pelo Instagram e vice-versa.

Alcance

Mostra quantos usuários visualizaram determinada publicação.

Impressões

Exibe o total de vezes que a publicação foi vista nos feeds. Ou seja, a quantidade total de visualizações (não o número de usuários, já que uma pessoa pode ver o post mais de uma vez).

Acessos ao site

Mostra quantas pessoas clicaram para acessar o seu site.

Salvamento

Exibe a quantidade de pessoas que salvaram (arquivaram) o seu post.

Respostas

Relata a quantidade de pessoas que visualizaram seus stories e deram retorno por meio da função “enviar mensagem”.

Saídas

Mostra a quantidade de pessoas que clicaram para sair dos seus stories e para assistir ao próximo.

Marketing Digital para Iniciantes

Como gerenciar uma conta profissional?

Apesar de parecer uma tarefa básica, existem alguns pontos que merecem atenção extra. Não basta saber criar um perfil comercial no Instagram, é necessário também aprender a fazer a manutenção desse perfil!

Informações básicas

Ao preencher o seu cadastro, coloque todas as informações necessárias para que os clientes possam contatá-lo. Telefone da empresa, site e endereço (quando não for e-commerce), por exemplo, são informações essenciais.

Nome de usuário

Sabemos que, na hora de definir o usuário no Instagram, provavelmente será necessário adaptar o nome da empresa. Se isso ocorrer com você, lembre-se de variar o mínimo possível.

Por exemplo: se seu restaurante se chama Cozinha de Casa e o @cozinhadecasa já estiver em utilização, experimente usar @rest_cozinhadecasa ou @cozinha_decasa. Enfim, algo que não se distancie demais no nome do seu negócio.

Identidade

Preocupe-se em usar a logomarca da sua loja no perfil. Isso reforça a identidade visual e, consequentemente, facilita a identificação da sua empresa pelos usuários. Vale usar as variações de campanhas publicitárias também.

Qualidade da imagem

Mantenha a qualidade das fotos e vídeos postados. No Instagram, é possível, por exemplo, deixar os usuários com água na boca com imagens de pratos e guloseimas, desde que bem fotografadas e editadas. Os seus clientes “comem” com os olhos! E quanto mais vontade eles têm, maior será a probabilidade de que se disponham a conhecer os pratos.

E então? Agora você já sabe como criar um perfil comercial no Instagram e já está pronto para fazer o do seu negócio! Que tal compartilhar essa superdica com os seus amigos das redes sociais também? Com certeza, eles vão aproveitar bastante!