Como fazer um plano de marketing digital na gastronomia?

plano de marketing digital na gastronomia

Um plano de marketing digital na gastronomia não foge à regra: ele deve estar alinhado ao perfil do seu público-alvo e ser composto por ações que solucionem os desafios mais presentes no cotidiano dele.

No plano digital, isso se traduz em conteúdos focados em aproximar os diferenciais da marca a essas situações que interferem no dia a dia dos seus consumidores e clientes em potencial. A questão é: como enxergar as oportunidades e implementá-las em um contexto de contínuas tendências em marketing e de acordo com os objetivos e necessidades do seu negócio?

É o que vamos responder ao longo deste post. Confira, conosco, como fazer um plano de marketing digital na gastronomia!

Entenda a importância do plano de marketing digital na gastronomia

Como todo planejamento em marketing, o seu deve partir do princípio de que as ações estão intimamente relacionadas a uma meta. Ou seja: de nada adianta uma campanha sem objetivo ou o monitoramento de resultados para saber se ela foi — ou não — efetiva. Por isso, por meio do plano de marketing digital na gastronomia você consegue:

  • atrair mais clientes;
  • aumentar as vendas;
  • relacionar-se com aqueles que já consomem a sua marca;
  • aumentar a presença digital de sua empresa;
  • espalhar os diferenciais do seu negócio entre as principais redes sociais.

Entre outras ações, desde que estejam atreladas às necessidades e objetivos identificados para realizar o plano de marketing digital na gastronomia. Quanto mais direcionadas, melhor será o destaque de sua campanha para a percepção do público.

Aprenda a construir um planejamento de marketing digital

Para elaborar a sua estratégia, comece analisando o mercado como um todo. Para tanto, uma ação eficaz é a elaboração da análise FOFA, sigla representada por:

  • forças: os elementos que colocam o seu estabelecimento gastronômico em vantagem quando relacionado à concorrência;
  • oportunidades: o estudo das tendências, hábitos e comportamentos que podem servir de gancho para consolidar as suas ações estratégicas;
  • fraquezas: os pontos desfavoráveis e limitações de sua empresa que devem ser melhorados;
  • ameaças: o que pode colocar em risco o seu plano de marketing digital na gastronomia, como uma competição voraz ou a dificuldade de se manter em evidência no mercado.

Com base nas respostas dessa análise preliminar, você avalia o mercado, o seu empreendimento, a demanda gerada pelo público-alvo e também a concorrência e como ela está se mobilizando para atrair mais clientes também.

Assim, você consegue identificar oportunidades inexploradas, carências que os rivais não estão desenvolvendo e soluções inéditas para se posicionar estrategicamente no mercado.

Um exemplo: em cidades litorâneas é comum encontrar restaurantes onde os frutos do mar são os principais atrativos. Mas quais são verdadeiramente especializados em um só produto? A partir dessa premissa você pode construir todo o plano de marketing digital na gastronomia, explorando o método FOFA em cada aspecto acima mencionado.

Outra situação a ser analisada: muitas plataformas digitais de delivery estão sendo desenvolvidas. Se há demanda, mas pouca atenção dos seus competidores a essas soluções, como o iFood e PedidosJá, entre outros, você constrói uma ação de marketing digital inserindo o seu negócio nessa tendência já consolidada no mercado.

Estenda o planejamento aos seus objetivos

Agora, é hora de avaliar o que você busca na composição de um plano de marketing digital na gastronomia. Para isso, vamos recuperar o exemplo acima sobre as plataformas on-line de delivery. Por meio delas, a sua empresa pode ter um objetivo geral, que é o de expandir o alcance de sua marca na internet e aproximar-se de um público acostumado ao delivery.

De modo específico, você também pode ter como objetivos:

  • a já citada especialização em um tipo de frutos do mar em particular;
  • a possibilidade de atrair novos consumidores — e um novo perfil de clientes — até o seu negócio;
  • o estabelecimento de uma imagem mais completa do seu restaurante;
  • o aumento no número de pedidos — on-line ou não.

Isso tudo vai se configurar em uma espécie de mapa do tesouro. Pois é por meio dos objetivos esclarecidos que você vai ter em mãos todo o percurso a ser trilhado para alcançá-los.

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Crie ações personalizas e focadas em seus objetivos

Com o plano de marketing digital na gastronomia idealizado, a estruturação de ações é a etapa seguinte para colocá-lo em prática. Entre as principais estratégias, podemos destacar as seguintes:

Site responsivo

São os sites adaptáveis para serem acessados via dispositivos móveis — como tablets e smartphones. A relevância disso se dá pelo fato de que 94,6% dos usuários de internet a acessam pelo aparelho celular — o meio preferido de manterem-se conectados.

Por isso, adequar as suas páginas digitais para serem acessadas por esses dispositivos é fundamental para que encontrem o seu site ou blog, em suas navegações, e permaneçam em suas páginas.

Palavras-chave

O marketing digital ainda é profundamente construído ao redor do uso de palavras-chave. São elas que apontam o caminho estratégico para onde você deve inovar no mercado gastronômico e construir a sua estratégia de conteúdo.

Para isso, é importante entender quais são os principais termos pesquisados pelo seu público-alvo e elaborar conteúdos que respondam a essas perguntas. Isso faz com que o seu estabelecimento figure entre os principais resultados de pesquisa e que os usuários passem a procurar primeiro, em seu site, redes sociais e blog, as respostas para as suas perguntas.

Redes sociais

Atualmente, encontramos os principais eventos gastronômicos do país e estabelecimentos especializados por meio de pesquisas on-line — e muitos resultados nos direcionam às suas redes sociais.

Por isso, identifique quais delas são as mais utilizadas pelo seu público-alvo e concentre as suas ações nelas. Assim, você cria os conteúdos acima mencionados que vão ajudar a se relacionar com os consumidores em potencial e, ainda, a servir como ferramenta de comunicação e, até mesmo, de vendas da sua empresa.

Isso porque os seguidores de suas páginas nas redes sociais também vão servir como instrumentos de mídia. O engajamento deles em suas postagens permite uma exposição maior de sua marca, coloca-a em evidência e ao alcance de outras pessoas que ainda não conhecem os seus serviços ou produtos. Quanto mais direcionada estiver a sua estratégia, mais o público vai interagir e ajudar na promoção do seu negócio.

Diferencie-se por meio do plano de marketing digital na gastronomia

Esse tipo de planejamento demanda tempo e é incessante. Ou seja: você não o faz uma vez e espera por resultados. O marketing é um trabalho ininterrupto e em constante evolução. Por isso, é importante contar com empresas especializadas que possam contribuir para a elaboração dessas estratégias e a consolidação de sua marca no mundo digital.

E não nos enganemos: o plano de marketing digital na gastronomia é de suma importância para empresas de todos os segmentos e portes. Para que fique ainda mais claro o que falamos ao longo deste artigo, veja também o que temos a dizer a respeito da importância do marketing digital para masterchefs. Boa leitura!