Marketing Gastronômico
Como fazer um plano de marketing digital na gastronomia?

Como fazer um plano de marketing digital na gastronomia?

Curso Marketing Gastronômico

Um plano de marketing digital na gastronomia não foge à regra: ele deve estar alinhado ao perfil do seu público-alvo e ser composto por ações que solucionem os desafios mais presentes no cotidiano dele.

No plano digital, isso se traduz em conteúdos focados em aproximar os diferenciais da marca a essas situações que interferem no dia a dia dos seus consumidores e clientes em potencial. A questão é: como enxergar as oportunidades e implementá-las em um contexto de contínuas tendências em marketing e de acordo com os objetivos e necessidades do seu negócio?

É o que vamos responder ao longo deste post. Confira, conosco, como fazer um plano de marketing digital na gastronomia!

Entenda a importância do plano de marketing digital na gastronomia

Como todo planejamento em marketing, o seu deve partir do princípio de que as ações estão intimamente relacionadas a uma meta. Ou seja: de nada adianta uma campanha sem objetivo ou o monitoramento de resultados para saber se ela foi — ou não — efetiva. Por isso, por meio do plano de marketing digital na gastronomia você consegue:

  • atrair mais clientes;
  • aumentar as vendas;
  • relacionar-se com aqueles que já consomem a sua marca;
  • aumentar a presença digital de sua empresa;
  • espalhar os diferenciais do seu negócio entre as principais redes sociais.

Entre outras ações, desde que estejam atreladas às necessidades e objetivos identificados para realizar o plano de marketing digital na gastronomia. Quanto mais direcionadas, melhor será o destaque de sua campanha para a percepção do público.

Aprenda a construir um planejamento de marketing digital

Para elaborar a sua estratégia, comece analisando o mercado como um todo. Para tanto, uma ação eficaz é a elaboração da análise FOFA, também conhecida como Matriz SWOT, sigla representada por:

  • forças: os elementos que colocam o seu estabelecimento gastronômico em vantagem quando relacionado à concorrência;
  • oportunidades: o estudo das tendências, hábitos e comportamentos que podem servir de gancho para consolidar as suas ações estratégicas;
  • fraquezas: os pontos desfavoráveis e limitações de sua empresa que devem ser melhorados;
  • ameaças: o que pode colocar em risco o seu plano de marketing digital na gastronomia, como uma competição voraz ou a dificuldade de se manter em evidência no mercado.

Com base nas respostas dessa análise preliminar, você avalia o mercado, o seu empreendimento, a demanda gerada pelo público-alvo e também a concorrência e como ela está se mobilizando para atrair mais clientes também.

Assim, você consegue identificar oportunidades inexploradas, carências que os rivais não estão desenvolvendo e soluções inéditas para se posicionar estrategicamente no mercado.

Um exemplo: em cidades litorâneas é comum encontrar restaurantes onde os frutos do mar são os principais atrativos. Mas quais são verdadeiramente especializados em um só produto? A partir dessa premissa você pode construir todo o plano de marketing digital na gastronomia, explorando o método FOFA em cada aspecto acima mencionado.

Outra situação a ser analisada: muitas plataformas digitais de delivery estão sendo desenvolvidas. Se há demanda, mas pouca atenção dos seus competidores a essas soluções, como o iFood, Uber eats e PedidosJá, entre outros, você constrói uma ação de marketing digital inserindo o seu negócio nessa tendência já consolidada no mercado.

Estenda o planejamento aos seus objetivos

Agora, é hora de avaliar o que você busca na composição de um plano de marketing digital na gastronomia. Para isso, vamos recuperar o exemplo acima sobre as plataformas on-line de delivery. Por meio delas, a sua empresa pode ter um objetivo geral, que é o de expandir o alcance de sua marca na internet e aproximar-se de um público acostumado ao delivery.

De modo específico, você também pode ter como objetivos:

  • a já citada especialização em um tipo de frutos do mar em particular;
  • a possibilidade de atrair novos consumidores — e um novo perfil de clientes — até o seu negócio;
  • o estabelecimento de uma imagem mais completa do seu restaurante;
  • o aumento no número de pedidos — on-line ou não.

Isso tudo vai se configurar em uma espécie de mapa do tesouro. Pois é por meio dos objetivos esclarecidos que você vai ter em mãos todo o percurso a ser trilhado para alcançá-los.

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Crie ações personalizas e focadas em seus objetivos

Com o plano de marketing digital na gastronomia idealizado, a estruturação de ações é a etapa seguinte para colocá-lo em prática. Entre as principais estratégias, podemos destacar as seguintes:

Site responsivo

São os sites adaptáveis para serem acessados via dispositivos móveis — como tablets e smartphones. A relevância disso se dá pelo fato de que 94,6% dos usuários de internet a acessam pelo aparelho celular — o meio preferido de manterem-se conectados.

Por isso, adequar as suas páginas digitais para serem acessadas por esses dispositivos é fundamental para que encontrem o seu site ou blog, em suas navegações, e permaneçam em suas páginas.

Palavras-chave

O marketing digital ainda é profundamente construído ao redor do uso de palavras-chave. São elas que apontam o caminho estratégico para onde você deve inovar no mercado gastronômico e construir a sua estratégia de conteúdo.

Para isso, é importante entender quais são os principais termos pesquisados pelo seu público-alvo e elaborar conteúdos que respondam a essas perguntas. Isso faz com que o seu estabelecimento figure entre os principais resultados de pesquisa e que os usuários passem a procurar primeiro, em seu site, redes sociais e blog, as respostas para as suas perguntas.

Redes sociais

Atualmente, encontramos os principais eventos gastronômicos do país e estabelecimentos especializados por meio de pesquisas on-line — e muitos resultados nos direcionam às suas redes sociais.

Por isso, identifique quais delas são as mais utilizadas pelo seu público-alvo e concentre as suas ações nelas. Assim, você cria os conteúdos acima mencionados que vão ajudar a se relacionar com os consumidores em potencial e, ainda, a servir como ferramenta de comunicação e, até mesmo, de vendas da sua empresa.

Isso porque os seguidores de suas páginas nas redes sociais também vão servir como instrumentos de mídia. O engajamento deles em suas postagens permite uma exposição maior de sua marca, coloca-a em evidência e ao alcance de outras pessoas que ainda não conhecem os seus serviços ou produtos. Quanto mais direcionada estiver a sua estratégia, mais o público vai interagir e ajudar na promoção do seu negócio.

Diferencie-se por meio do plano de marketing digital na gastronomia

Esse tipo de planejamento demanda tempo e é incessante. Ou seja: você não o faz uma vez e espera por resultados. O marketing é um trabalho ininterrupto e em constante evolução. Por isso, é importante contar com empresas especializadas que possam contribuir para a elaboração dessas estratégias e a consolidação de sua marca no mundo digital.

E não nos enganemos: o plano de marketing digital na gastronomia é de suma importância para empresas de todos os segmentos e portes. Para que fique ainda mais claro o que falamos ao longo deste artigo, veja também o que temos a dizer a respeito da importância do marketing digital para masterchefs. Boa leitura!

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