Profissionais de Marketing Gastronômico: entenda a importância deles!
No universo da gastronomia, destaca-se quem, além de ser bom de serviço, sabe vender o seu peixe. Afinal, tornar conhecidos o nome do profissional e o do seu negócio é essencial para alcançar o sucesso e manter-se no topo do setor.
Nesse sentido, contar com o apoio de profissionais de marketing gastronômico é extremamente importante. São eles os responsáveis por fazer um planejamento eficiente para cada caso e direcionar ações para que o chef se torne sinônimo de excelência.
Ainda não se convenceu? Então, continue lendo este post e entenda de vez por que ter o auxílio de especialistas em marketing no ramo da gastronomia faz com que você tenha melhores resultados no mercado!
O profissional de marketing gastronômico
Todo negócio, por menor que seja, depende de boas relações para sobreviver. Isso porque, além de cativar o público, o profissional que deseja se destacar deve manter uma boa imagem, sendo capaz de fazer com que o público em geral tome-o como referência em sua área e associe sua marca a qualidade.
No setor da gastronomia, isso não poderia ser diferente. Chefs renomados e restaurantes bem avaliados pelos frequentadores sempre ganham mais notoriedade e apresentam uma performance melhor do que aqueles que, apesar de excelentes e de contar com cozinheiros com paixão pelo que fazem, ainda são desconhecidos do grande público.
Então, surge nessa equação uma figura importantíssima, mas que nem sempre tem seu valor reconhecido: o do profissional de marketing gastronômico.
Embora muita gente possa subestimar seu papel e acreditar que soluções típicas de marketing geral já são suficientes para seus restaurantes, lanchonetes e afins, a realidade é que quem confia em ferramentas tradicionais tende a ir perdendo oportunidades importantes de ganhar a atenção do público, até desaparecer.
As atividades do especialista em marketing gastronômico
Profissionais especializados em marketing para o setor de gastronomia planejam, analisam, controlam e implementam ações e programas que colocam o profissional — e o seu negócio — em vantagem competitiva no mercado, encontrando as melhores oportunidades de negócio por meio de táticas e estratégias especiais para a área.
Assim, muito além de estimular a venda de produtos ou serviços, o profissional de marketing gastronômico realiza todo o trabalho de fidelização de clientes, de valorização da imagem do chef e do negócio e de recomendação para clientes em potencial, tornando a experiência do consumidor o mais positiva possível.
O auxílio de especialistas para obter melhores resultados
De fato, o marketing gastronômico é um setor bastante ativo e diferenciado dentro do mercado. Ele combina ferramentas tradicionais e de marketing digital para a elaboração de soluções especiais para a divulgação de negócios e profissionais da área, bem como o fortalecimento da imagem destes.
Pesquisas do Instituto Foodservice Brasil (IFB) dão conta de que chefs renomados são responsáveis por apenas 36% do faturamento no setor de alimentos no Brasil, o que faz com que o restante dos pequenos e médios empresários do setor tenham que disputar ferrenhamente a preferência de mais da metade da população do país.
Contudo, ainda que possa parecer fácil à primeira vista, fazer marketing para o mercado gastronômico para cair no gosto popular não é nada simples.
Além de pensar em maneiras de atingir o público, as estratégias devem também levar em consideração as regras de segurança e saúde, obedecer a políticas de preços, prezar pela responsabilidade socioambiental do negócio na sociedade e pautar-se na qualidade nutricional necessária em nosso cenário nacional.
Somente profissionais com experiência na administração e funcionamento de restaurantes, que conhecem a fundo como utilizar o marketing para melhor promover os empreendimentos no setor gastronômico, sabem exatamente como planejar campanhas eficientes e funcionais, apontando bons investimentos.
Fica bem claro, portanto, que contar com o auxílio de especialistas é primordial para obter uma melhor performance nas campanhas. Do contrário, ações mal orientadas podem acabar se tornando um verdadeiro pesadelo na vida de chefs que buscam bons resultados, significando perda de tempo, esforços e, principalmente, dinheiro.
5 benefícios de se contar com um profissional de marketing gastronômico
A essa altura, você provavelmente já entendeu por que nenhuma campanha de marketing gastronômico deve ser realizada sem a orientação de um profissional da área. Mas, provavelmente, ainda não conhece todas as vantagens que essa atuação proporciona.
Por isso, veremos agora os 5 principais benefícios de se contar com essa assessoria, e como ela pode alavancar suas vendas e proporcionar inestimáveis ganhos de competitividade no mercado:
1. Constrói e mantém o conceito da marca
A identidade de um restaurante é muito importante para o seu sucesso. O consumidor tende sempre a associar qualidade e marca, de forma que o nome e a imagem do negócio estarão sempre atrelados às suas experiências com ele.
Assim, especialistas em marketing gastronômico são os mais indicados para construir o conceito da marca, levando em consideração as necessidades e anseios do seu responsável.
2. Direciona estratégias
Uma boa estratégia pode revolucionar completamente a maneira com que o público se relaciona com seu negócio, modificando a maneira com que as pessoas enxergam a sua marca.
Bons profissionais dominam a técnica exigida para compreender os pontos fortes e fracos de um restaurante, baseando-se em sua experiência e estudos, e sabem escolher quais métodos são mais indicados para fazer com que ele se destaque ainda mais, angariando mais clientes e os fidelizando.
3. Faz um planejamento especial para o negócio
Cada chef tem objetivos específicos para o seu negócio, e atua tendo em vista um segmento. Logo, para dominar sua parcela de mercado, precisa lançar mão de abordagens mais ou menos complexas, combinando técnicas que fortaleçam a sua marca.
Os profissionais de marketing gastronômico são os únicos indicados para fazer esse planejamento de abordagens de acordo com as metas do restaurante, e trata de diferenciá-lo dos demais, construindo uma imagem única para o negócio.
4. Orienta sobre possíveis riscos
Os especialistas em marketing gastronômico também contam com vasta experiência no ramo, e sabem identificar com rapidez quaisquer possíveis ameaças que coloquem em risco o sucesso do negócio. Orientando, assim, ações preventivas e lançando mão de táticas especiais para que as campanhas tenham sucesso mesmo frente a dificuldades que possam surgir.
5. Posiciona o restaurante no mercado
Por fim, também é de responsabilidade desse profissional de marketing o posicionamento do restaurante no mercado, sempre buscando fazer com que o negócio (e o chef por trás dele) torne-se referência em seu setor. Afinal, ter qualidade e nome reconhecido é importante, mas ser líder no mercado é ainda mais.
E então, gostou do post? Entendeu como a ajuda de profissionais de marketing gastronômico é essencial para quem busca se destacar na área? Sobrou ainda alguma dúvida? Deixe o seu comentário e compartilhe sua opinião conosco!