Por que todo negócio precisa ter um site? Confira 6 motivos
O mundo está conectado, e, só de ler este artigo, você já reforça essa afirmação. Também, só no Brasil, temos 152 milhões de usuários — é o quarto país em número de conectados. E isso, por si só, já deveria convencer você dos motivos pelos quais todo negócio precisa ter um site.
Se você acha, entretanto, que esse número não se converte especificamente em oportunidades de negócio, aí vai outro dado: mais de 97% dos consumidores pesquisam on-line antes de ir às compras — e isso foi constatado não tão distante ano de 2010. Com mais soluções digitais pipocando diariamente, essa relevância se fortaleceu ainda mais nos anos seguintes.
Por isso, vamos destacar, neste post, por que todo negócio precisa ter um site — além de apresentar algumas dicas sobre o que um bom site deve ter. Confira!
Quais são os motivos pelos quais todo negócio precisa ter um site?
1. Promove inclusão digital
Se boa parte do país — e do mundo — está conectada, por que o seu negócio não estaria? A inclusão digital é um fator determinante para que conheçam a sua empresa hoje em dia. Não apenas isso: ele deve ser constantemente atualizado.
É a mesma situação com o cadastro de seus clientes: ao ignorar sua atualização, as informações deixam de ser relevantes. E convenhamos que acessar um site e deparar-se com dados de cinco ou seis anos atrás é muito frustrante, não concorda?
2. Traz credibilidade e exposição para a sua marca
Com base no que falamos acima, um site atualizado, construído a partir de sua identidade visual e cheio de conteúdos relevantes para o público-alvo, promove mais credibilidade. Isso porque esse pode ser o primeiro contato de um cliente em potencial com a sua empresa. E, ao encontrar o que ele procura, os termos de um bom relacionamento podem ter sido construídos a partir desse simples achado.
Sem falar que todo negócio precisa ter um site para aumentar e expandir a exposição de sua marca. Afinal de contas, os usuários de Internet são considerados ferramentas de divulgação. Por meio do engajamento deles com suas postagens, sua empresa ganha um reforço na divulgação dos seus serviços ou produtos e no atendimento.
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3. Atrai consumidores até você
Sem dúvidas, todo negócio precisa ter um site porque ele é um dos meios mais eficazes de atrair clientes até você. Ou, pelo menos, trata-se de uma alternativa complementar às suas estratégias para prospectar consumidores.
Atualmente, o site atua como um cartão de visitas, um catálogo, um canal de vendas e uma ferramenta de comunicação de uma empresa. Tudo concentrado no mesmo lugar, o que eleva o cuidado em construir um portal funcional e com alto apelo estético.
4. Estabelece um ponto de vendas a mais
Por mais que o seu site seja exclusivamente institucional, e não uma loja virtual, a sua presença on-line já funciona como um canal de vendas. Isso porque as informações dispostas em cada página podem ser suficientes para motivar o cliente a entrar em contato.
Com a estratégia certa de atendimento ao cliente, focada em solucionar as suas “dores”, o site se transforma em uma primeira abordagem comercial. Sem falar que, simbolicamente, você mantém a sua empresa aberta 24 horas.
Afinal de contas, um cliente em potencial pode navegar pelas suas páginas enquanto toda a sua equipe dorme, à noite, e deixar um e-mail de contato para saber mais informações a respeito de uma de suas soluções. Uma oportunidade que não seria possível em sua loja física.
5. Aumenta a sua base de clientes
Com os motivos citados, dá para ligar os pontos e perceber que todo negócio precisa ter um site para atrair e também fidelizar os clientes. Para tanto, você deve marcar presença digital e estimular que os seus clientes façam o mesmo.
Além do site, empreenda nas redes sociais. Não faltam possibilidades para usá-las em benefício de sua marca, como o marketing pelo YouTube e uma produção de conteúdo consistente em outros canais.
Quanto mais você produzir e engajar o público-alvo, maior será a sua base de clientes. Algo que pode ter início com um site apresentável e capaz de despertar o interesse dos usuários.
6. Gera rápido retorno com ações acessíveis
Se comparada com ações convencionais de marketing, a construção de um site é um investimento de baixo custo. Mais que isso: é de rápido retorno, pois você acumula uma série de benefícios — como os acima mencionados.
Basta ter em mente que você terá o custo inicial, apenas, e uma taxa de manutenção de hospedagem do site, além das estratégias em marketing digital para atrair mais consumidores e gerar o engajamento com o público. São ações, portanto, que podem ser planejadas e aplicadas em curto prazo.
Como ter um site atrativo e funcional?
Agora que você já sabe por que todo negócio precisa ter um site, é hora de avaliar o que ele deve ter. Pois, como vimos, não basta criá-lo e deixar que o tempo desatualize e desacredite as informações contidas em suas páginas. Confira alguns elementos essenciais de um site:
- informações completas e de fácil acesso, com um conteúdo direcionado aos interesses e às necessidades do público-alvo;
- atualizações constantes para nortear o usuário da melhor maneira possível;
- fácil usabilidade para que o cliente em potencial não desista de navegar em seu site rapidamente;
- design profissional — preferencialmente, de acordo com a sua identidade visual — para gerar assimilação e fixar a sua marca na mente do cliente;
- otimização e alinhamento às boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca on-line;
- adaptabilidade para ser acessado também por dispositivos portáteis, como tablets e smartphones;
- integração com as redes sociais, pois é uma alternativa para se relacionar com os clientes, estabelecer e manter o contato com eles e, até mesmo, gerar renda.
E então, deu para entender os motivos pelos quais todo negócio precisa ter um site? Claro que essa decisão passa por outros planejamentos estratégicos e ações.
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