Descubra o poder do marketing promocional para seu negócio

Descubra o poder do marketing promocional para seu negócio

As estratégias de marketing e seus diferentes tipos de ações são ferramentas poderosas para que um negócio alcance o sucesso entre o seu público-alvo. O marketing promocional, em especial, trabalha para que a sua empresa tenha um ótimo posicionamento no mercado — entre outras vantagens incríveis.

Você quer crescer e se destacar entre a concorrência? Então, vale a pena entender melhor o conceito de marketing promocional e descobrir como aplicá-lo. Acompanhe:

Qual a importância de planejar a comunicação de um negócio em diversos canais?

Sem a adequada divulgação, fica muito difícil para que as pessoas saibam que a sua empresa existe (ou o que ela coloca à venda no mercado). Se você não investir em comunicação, pode acabar engolido pelos concorrentes. E não é esse o seu desejo, certo?

Para que a sua comunicação tenha o devido alcance e gere bons resultados, deve-se trabalhar em diversos canais. Mas como assim? Quais canais são esses? Estamos falando dos meios online e off-line de divulgação, como:

  • o site da companhia;
  • as redes sociais;
  • um bom atendimento ao cliente;
  • material de ponto de venda;
  • cartões de visita;
  • mídias tradicionais.

Você já observou como as pessoas realizam várias tarefas ao mesmo tempo? Elas assistem à televisão enquanto checam o e-mail pelo celular, por exemplo. Já imaginou se alguma delas vê seu anúncio em uma das mídias? E, após isso, recebe um panfleto de sua empresa na rua?

Pense nos diferentes tipos de pessoas que podem ser atingidos pelas diversas possibilidades de comunicação. Ao planejar bem a sua estratégia de comunicação em múltiplos canais, você não só será lembrado, mas também poderá receber um elevado grau de reconhecimento por parte de sua audiência.

O bom planejamento é a chave

Para que toda ação de marketing seja eficaz, ela não pode ser aleatória, mas sim muito bem planejada. E, para tanto, dois pontos são cruciais: definir o seu objetivo e o público-alvo.

Portanto, pense sobre o que você deseja com a ação de marketing e conheça a fundo os perfis dos clientes em potencial que pretende atingir. Quem comprará seu produto ou usufruirá dos serviços oferecidos? Qual a faixa etária e a localização geográfica dessas pessoas? Quais são seus hábitos de consumo?

Todos os canais auxiliam na construção de sua marca

Os meios escolhidos para as ações de marketing promocional são responsáveis por disseminar a melhor imagem do seu negócio. O discurso deve ser alinhado em todos eles, para que a marca seja consistente e transmita confiança.

Cada canal pode até ter uma proposta diferente, mas a audiência possivelmente terá um perfil semelhante. Para escolhê-los e lançar suas ações de marketing, o ideal é responder algumas perguntas:

  • Em quais canais de atendimento você se comunica atualmente?
  • O que busca o seu público-alvo?
  • Como ele adquire informação?

O que é marketing promocional?

O marketing promocional tem como missão tornar o seu empreendimento mais difundido, ou seja, conhecido entre as pessoas. Há, por exemplo, campanhas que convidam os consumidores a conhecerem o seu serviço (ou produto).

Para isso, é preciso pensar na melhor forma de atrair aquele público. O marketing promocional entra em cena como uma forma de chamar a atenção e atrair as pessoas para seu negócio.

Suas ações devem evidenciar os valores e as vantagens da marca, para que ela seja bem aceita no mercado. Hoje em dia, é conveniente construir um relacionamento com os clientes. Por isso, é necessário alimentar suas ações constantemente.

A regularidade das ações, os valores de investimento e as metas a serem alcançadas são pontos que devem ser definidos no planejamento. O marketing promocional é essencial para a sobrevivência de um negócio, pois é efetivamente capaz de aumentar seu público, fidelizar clientes e gerar mais lucro.

Como aplicar essa estratégia em seu negócio?

Agora que você já viu do que se trata o marketing promocional, é preciso entender como aplicá-lo. Essa parte prática requer orientações, de modo que a execução não seja incorreta — caso contrário, só haverá perda de tempo e investimento.

Tenha sempre em mente que conhecer bem seu público é fundamental para que as estratégias sejam eficazes. Veja algumas ideias para aplicar o marketing promocional:

Coloque o cliente em contato com o seu serviço/produto

Promover distribuições ou mesmo degustações dos itens produzidos (ou serviços) é uma alternativa bem comum e direta. É importante que quem ainda não conhece tenha a chance de experimentar um pouquinho do que é oferecido sem já precisar pagar por isso. Outra opção é montar pequenos brindes.

Se a pessoa gostar, certamente vai querer mais — e, então, fará a aquisição de seu produto. A ação promocional bem-feita e planejada consegue driblar uma eventual resistência à compra do que era desconhecido pelo consumidor.

Utilize as redes sociais a seu favor

Um investimento de longo alcance, rápida velocidade e baixo custo é tudo de que você precisa? Use as redes sociais. Por meio delas, é possível construir uma ótima imagem de sua marca, interagir diretamente com o público-alvo e comunicar-se em tempo real.

É importante alimentá-las não somente com vendas, mas também com formas de entreter e informar os usuários. Essa iniciativa é capaz de influenciar a audiência a compartilhar seus conteúdos e a ajudar na divulgação.

Crie promoções, sorteios e brincadeiras em datas comemorativas para incentivar a participação das pessoas e aproximá-las da marca. Dê atenção constantemente à sua página — e o mais importante: não deixe os comentários sem resposta. Interaja (nem que seja por meio de uma “curtida”) com tudo o que for escrito pelos usuários nos perfis online do seu negócio.

Faça blitz promocionais e abordagens

Para que a marca chegue ao cliente independentemente de sua localização, você pode promover ações descentralizadas. Vale a pena investir em materiais visuais, como panfletos, folders e cartões de visita. A ideia é despertar o interesse de conhecer melhor seu negócio e de buscar por mais informações.

Pense em um local estratégico, assim você poderá atingir o maior número de pessoas em um período definido. Todo esse material deve ser claro, objetivo e ter um design bem elaborado. É fundamental orientar os promotores para que transmitam informações precisas.

Seu ponto de venda deve estar muito bem sinalizado (mais ainda em caso de lançamentos ou promoções). Com criatividade, é possível obter resultados incríveis.

Essas são apenas algumas dicas que mostram o quão poderoso pode ser o marketing promocional. Acompanhe os resultados de suas estratégias para saber se os objetivos estão sendo atingidos e identificar a necessidade de alguma mudança estratégica.

Aplicar o marketing promocional é fazer com que seu negócio seja mais conhecido e sempre lembrado pelo público. Gostou do nosso artigo? Para acompanhar outras dicas como as de hoje, siga-nos nas redes sociais (Facebook e Youtube)!