Como criar um cardápio incrível para aumentar as vendas
O cardápio é um dos pontos chaves de um restaurante. Diante de uma boa lista de opções, qualquer cliente fica com o coração apertado só por ter que escolher, e fazê-lo ter vontade de voltar para experimentar os outros pratos é uma estratégia infalível.
Mas como criar um cardápio que faça esse sucesso todo? Há de se pensar não só nos pratos que serão oferecidos, mas no formato do cardápio em si, as cores utilizadas até o papel. Separamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa, confira!
Não ofereça o que não pode cumprir
Não adianta fazer um cardápio super extenso com uma variedade imensa de pratos se, na prática, o restaurante não dá conta do recado, seja por falta de espaço no estoque, seja por falta de tempo hábil na cozinha para tantas coisas diferentes. Um bom cardápio não precisa ser enorme, mas sim bem pensado de acordo com a proposta do restaurante.
Se é uma hamburgueria, não há necessidade de entradas e petiscos, e da mesma forma, se for um restaurante com comida tradicional de um certo país, não precisa enfeitar com os clássicos pratos brasileiros. Ao tentar agradar todo mundo, você corre o risco de não agradar ninguém, causando demora na entrega dos pratos, dificuldade para os chefs e prejudicando o sabor da comida.
Pense bem no que o seu restaurante tem a oferecer e na hora de criar um cardápio, pense nos motivos pelos quais seus clientes foram até o seu restaurante, e não em outro. Ninguém vai sentir falta de outros pratos se os que você tem forem feitos com carinho e tiverem um sabor especial.
Tamanho não é documento
Esqueça aqueles pratos tamanho família. Oferecer porções reduzidas ou opções compartilháveis é uma tendência e pode ser lucrativa. O restaurante não precisa ser destino apenas em ocasiões especiais: às vezes quem mora sozinho, não tem tempo ou tem preguiça de cozinhar, ou quer comer algo diferente, está em busca de um lugar que sirva uma comida gostosa e com rapidez, para uma pessoa.
E também vale para casais ou para grupos de amigos, que podem preferir dividir pratos menores e mais baratos, sendo possível experimentar mais de um prato no menu ou pedir algo mais refinado para comer como petisco. As famílias hoje também estão cada vez menores e mais diferentes e é legal pensar nesses outros públicos, além do tradicional casal com filhos.
Diminuir a quantidade de comida vai evitar desperdícios e atrair novos públicos para seu restaurante, e pode ser uma forma de também aumentar a rapidez do preparo. Para criar um cardápio atrativo não é necessário atrair pela quantidade, e sim pela qualidade.
Faça uma boa apresentação
O cardápio é responsável por abrir o paladar do cliente, antes de qualquer comida de verdade! Só de bater o olho nos nomes dos pratos já deve ser possível imaginar sua aparência, seu sabor e as qualidades do restaurante. Por isso, a apresentação do cardápio é um fator importantíssimo.
Se você preferir um menu impresso, peça um bom designer para fazê-lo. O profissional vai pensar junto com você sobre quais aspectos do restaurante deverão transparecer na carta. Desde as cores, a fonte utilizada, a disposição dos pratos, se vão ter fotos ou não, os materiais usados, tudo isso vai interferir na reação do cliente quando ele tiver o cardápio em mãos. E depois de pronto, não se esqueça de passá-lo por um bom revisor da língua portuguesa!
Uma tendência em alta é o uso de cardápios eletrônicos, principalmente se seu restaurante recebe um público mais jovem e antenado. Esses cardápios são modernos, e podem ser uma solução elegante para minimizar erros nos pedidos, já que eles são feitos digitalmente.
Nesse caso o cliente pode usar o próprio telefone celular para olhar o cardápio, acessando por um QR code, que deve estar visível (na mesa, por exemplo), ou então utilizar tablets oferecidos pelo próprio estabelecimento.
O cardápio eletrônico oferece várias facilidades, além de claro, poder investir em um design arrojado, de fácil entendimento para o cliente, com a opção de visualizar fotos dos pratos e etc. Com certeza um cardápio eletrônico é um diferencial para qualquer restaurante.
Aposte em outros públicos
A diversificação dos menus é uma aposta segura para atrair diferentes públicos para seu restaurante. É legal, por exemplo, ter a opção de um hambúrguer vegetariano, mesmo que sua hamburgueria seja conhecida pelos hambúrgueres artesanais. Assim, se em um grupo de amigos apenas um não come carne, eles não ficam impedidos de irem no restaurante mesmo assim.
Não sendo um restaurante vegetariano, é claro que não é preciso ter vários pratos dedicados aos vegetarianos: uma opção deve bastar. Assim, também sobra espaço para pensar em outros grupos, como os veganos, os intolerantes à lactose ou os que têm alergia à glúten. Além de se sentirem acolhidos pelo seu negócio, essas pessoas poderão comer tranquilas na companhia de outras que não tem as mesmas restrições.
Só não esqueça que a cozinha precisa acompanhar o cardápio e o preparo das refeições diferenciadas deve cuidar para que não haja nenhum tipo de contaminação!
Não se esconda atrás de nomes chiques
Dar nomes criativos para os pratos é uma prática muito interessante, mas isso não deve esconder a verdadeira essência do cardápio. É importante que, ao pedir, o cliente saiba o que vai receber, e isso pode ser resolvido utilizando descrições simples, dos ingredientes e dos modos de preparo, caso sejam dignos de nota.
Não aposte que seu cliente já sabe tudo. Às vezes termos familiares para chefs ou em um tipo de culinária não fazem tanto sentido no vocabulário popular. Além disso, não esqueça de treinar os garçons para também responderem qualquer pergunta específica sobre os pratos.
Com essas orientações de como criar um cardápio, seu restaurante pode aumentar as vendas e conquistar clientes fiéis! Para ter sucesso no ramo alimentício, pense com carinho em cada detalhe do seu negócio, o cardápio sendo apenas mais um deles!
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