Marketing para chefs: a presença digital é realmente importante?

marketing para chefs

Com o avanço da internet, o marketing para chefs se tornou uma estratégia muito importante para conquistar mais clientes.

Todos que trabalham com gastronomia, sejam chefs de cozinha, empresários, estudantes ou, até mesmo, apreciadores da arte, já ouviram ao menos uma vez na vida, a expressão “comer com os olhos”, não é mesmo?

Nos dias de hoje, mais do que nunca, uma experiência tem início no momento em que o consumidor vê pela primeira vez aquele produto ou serviço. E isso acontece, em muitos dos casos, no ambiente online.

Seja numa rede social ou num website, os consumidores tendem a escolher seus serviços com base no que enxergam e também na forma com que aquilo os cativa.

Já se imaginou tendo algumas vantagens sobre seus concorrentes na hora de conquistar um cliente? Pois saiba que, segundo a TNS Research International, em pesquisa divulgada por meio do portal de notícias G1, 90% das pessoas fazem uma busca virtual pelo produto que desejam antes de consumarem sua compra.

Para estruturar uma estratégia de sucesso, é preciso entender alguns pontos sobre o marketing para chefs. Neste artigo, falaremos um pouco sobre alguns deles.

O que é marketing pessoal?

Como você quer ser visto diante de seus clientes e potenciais clientes na rede? Essa pergunta define, em essência, o que é marketing pessoal. Ele é um importante aliado na construção da autoridade de uma marca ou negócio, e deve ser executado com planejamento e cuidado.

Para agregar valor a uma imagem ou marca, é necessário atribuir a ela argumentos de autoridade: mostrar domínio sobre o assunto, falar sobre temas específicos de forma clara e acessível e saber expor seu negócio como uma vitrine de forma sutil são algumas das estratégias que podem ser utilizadas no marketing para chefs, para que estes se diferenciem das demais opções disponíveis na rede.

De que maneira o marketing pode ajudar na carreira de um chef?

Fazer-se ver é a principal vantagem de um bom marketing para chefs. Apresentar seu produto de forma próxima e torná-lo acessível a quem se interessar por ele cria, além de vendas potenciais e reais, um legado de seu histórico profissional na rede.

Veja mais alguns dos benefícios de se investir no marketing para gastronomia e entenda porque essa é uma receita de sucesso.

Melhor relacionamento com o cliente

A internet, em especial as redes sociais, tem trazido à sociedade uma nova forma de se relacionar. Proximidade, agilidade e informalidade são algumas das características da nova comunicação, e estar presente no meio digital permite ao empreendedor da área gastronômica explorar todas essas facilidades.

Utilizar ativamente a caixa de mensagens do Facebook ou do Instagram, por exemplo, confere ao relacionamento com o cliente um caráter de maior solidez.

Estar disponível e responder prontamente os seus consumidores transmite a sensação de que aquela pessoa importa singularmente para você, e isso contribui diretamente no aumento da valorização de uma marca ou produto.

Maior credibilidade para o negócio

O Facebook, por exemplo, é uma excelente ferramenta para melhorar a credibilidade do seu negócio. Em sua fanpage, o cliente pode avaliar os seus serviços e recomendá-los para os amigos.

Isso nos mostra, com clareza, que estar presente numa rede social e portar-se como autoridade nela, confere credibilidade ao negócio e pode contribuir fortemente para a geração de vendas.

Criação da figura de autoridade

Sabe o que mais dá credibilidade a um negócio ou serviço? Transmitir ao cliente a certeza de que aquele empreendimento é comandado por uma figura de autoridade, profunda conhecedora da área na qual atua.

Trabalhar com base nem um plano de ação bem estruturado e um bom marketing pessoal, oferecer conteúdo rico e objetivo e alimentar todos os contatos adquiridos com informações constantes e esclarecedoras são algumas estratégias certeiras do marketing para se conquistar clientes.

Como fazer um bom marketing para chefs?

Diferencie-se

Fuja do padrão! Escolha compartilhar o que diferencia seu serviço dos demais. Oferece um cardápio único? Invista em conteúdos sobre ele! Seu método de preparo torna o sabor de seu produto mais autêntico? É hora de falar sobre isso!

Apostar em sua especialidade e trabalhá-la de forma única também é uma dica valiosa. Se seu talento foi desenvolvido com base na culinária mineira, nordestina ou, até mesmo, hispânica, mediterrânea ou oriental, mostre ao público de que maneira você executa suas receitas e imprime, em cada uma delas, um toque de personalidade.

Seja na forma de executar uma receita, na identidade visual de sua marca ou no uso de ferramentas alternativas, como o Instagram Stories, na divulgação de produtos, a diferenciação é um ingrediente muito importante no processo de cativação de um cliente.

Compartilhe sua paixão pela gastronomia

Não hesite em se mostrar um apaixonado por sua profissão. A culinária, em especial, tem como principais admiradores aqueles que enxergam amor e capricho nos olhos de quem faz deste seu principal ofício.

Poste fotos e receitas — e, por que não, pratos preferidos —, compartilhe êxitos e fracassos e garanta um marketing para chefs de sucesso, mostrando ao público que você, assim como eles, aprecia o que a boa gastronomia tem de melhor.

Grave vídeos e lives mostrando como você, de forma humanizada, vive o amor pela culinária. Explore o dinamismo e a facilidade de interação proporcionados pelos canais disponíveis nos dias de hoje: utilize o Instagram, o Youtube e até mesmo o Facebook como aliados nesta estratégia.

Imprimir sentimento na forma como você se posiciona no meio digital agrega informalidade e proximidade ao relacionamento com os clientes, e faz com que eles criem uma relação de maior confiança com o seu negócio.

Mantenha seu conteúdo atualizado

Além da presença nas redes sociais, as ferramentas de apoio também são relevantes para um bom marketing para chefs.

Para isso, mantenha seu site atualizado com conteúdos, fotos e links recentes. Se há um banco de e-mails ou algum outro tipo de cadastro de informações, certifique-se de que os dados ainda estão ativos ou pertencem ao cliente que os forneceu.

Não se esqueça também das redes sociais complementares ao popular Facebook: se Instagram, Twitter ou Pinterest forem utilizados em sua estratégia de marketing, não os negligencie e nem os abandone com conteúdo desatualizado e sem qualidade.

Além de prejudicar seu ranqueamento, informações obsoletas contribuem para a construção de uma imagem ruim perante seus clientes.

Invista com sabedoria

Apesar de contar com diversas ferramentas de baixo custo e alto valor agregado, o marketing digital exige um investimento focado no plano de ação estabelecido.

A evolução constante dos recursos disponíveis fez com que o nível de segmentação de público se elevasse, bem como os métodos de otimização para mecanismos de busca e automatização das entregas de conteúdos e e-mails.

Para saber aonde empregar seu orçamento, crie um planejamento estratégico, estude e invista no apoio de profissionais especializados.

Uma estratégia de marketing para chefs bem estruturada pode se tornar o grande diferencial do seu negócio. Sendo assim, coloque todas essas dicas em prática e atraia mais clientes para o seu restaurante!

E aí? Está convencido de que o marketing para chefs pode alavancar seu negócio? Então entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a colocar em prática o que você leu neste artigo!

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