Entenda a importância de ter o cadastro de seus clientes sempre atualizados
É muito comum nos depararmos com empresários que não levam o cadastramento de dados de seus clientes com a devida seriedade que esse recurso tem para o negócio, mantendo uma cartela de consumidores completamente desatualizada, não é verdade?
Entretanto, é evidente que uma organização de todas as informações pertinentes aos clientes pode otimizar a tomada de decisões da empresa, pois proporciona benefícios estratégicos como melhorias no atendimento, fidelização à marca e destaque no mercado.
Por isso, no artigo de hoje mostraremos a importância de ter o cadastro de clientes sempre atualizado e como isso pode trazer benefícios ao seu restaurante. Continue a leitura para conferir!
Qual é a importância de ter o cadastro de clientes atualizado?
Primeiramente, é imprescindível que exista um software inteligente integrado à gestão do restaurante para que seja possível usufruir das vantagens que a tecnologia tem a oferecer.
Tendo isso em mente, podemos afirmar que é fundamental ter o cadastro de clientes atualizado, pois essa prática:
Proporciona um atendimento diferenciado
Um sistema com o cadastro de seus clientes devidamente atualizado permite que a comunicação seja mais direta, minimizando o esforço e o tempo necessário para estabelecer contato com o consumidor, já que ajuda a desenvolver um relacionamento entre ele e a sua marca.
Um cadastro atualizado e repleto de informações de contato como nome, e-mail, data de aniversário, telefone e endereço facilita as conexões entre o restaurante e o cliente, de modo que o atendimento seja personalizado mediante seu perfil de consumo.
Afinal, quem é que não se sente valorizado quando é chamado pelo nome, ou quando é parabenizado e recebe ofertas especiais no dia do aniversário?
Fornece orientações importantes aos garçons do estabelecimento
Empresas do setor alimentício como bares e restaurantes têm que lidar diariamente com um dos consumidores mais exigentes do mercado. Isso significa que é necessário ser muito cuidadoso com a forma de tratar os seus fregueses.
Portanto, a importância de ter o cadastro de clientes, nesse contexto, é atribuída ao fato de que, com dados completos, os garçons podem obter orientações relevantes na etapa de consolidação do estabelecimento, aumentando a satisfação do público e tendo destaque por proporcionar um serviço diferenciado.
Auxiliar a definição dos pratos favoritos
Ainda no contexto do tópico anterior, pense nas possibilidades que um banco de dados munido de informações sobre os seus clientes pode oferecer, como um eficiente sistema de definição de pratos favoritos.
Por exemplo, conhecendo as preferências de consumo, o garçom pode sugerir itens do cardápio que tenham ingredientes ou estilos parecidos com o que o cliente costuma consumir, além de acertar na hora de apresentar novidades e conhecer bebidas que harmonizam melhor com cada prato.
Ajuda a fidelizar os clientes
Consumidores satisfeitos com o seu serviço são consumidores que não apenas voltarão no futuro, como tendem a indicar o seu estabelecimento para amigos e familiares, tornando–se verdadeiros divulgadores da sua marca.
O que queremos dizer é que ao oferecer um serviço de qualidade e que se destaca da concorrência, certamente, seu restaurante terá clientes fidelizados. Para isso, é importante “privilegiar” os consumidores assíduos. Ou seja, aqueles que têm um cadastro completo e atualizado no sistema e consomem em seu estabelecimento com frequência.
Considere oferecer benefícios a eles, como por exemplo:
- descontos para família;
- promoções especiais para aniversariantes;
- rodadas duplas de bebidas;
- sobremesas grátis;
- noite de comemoração com descontos especiais.
Lembrando que são apenas sugestões. Para que você utilize os dados cadastrais para fidelizar os seus clientes à marca, considere estratégias que estejam de acordo com as condições de sua empresa, não prejudicando suas finanças.
Como fazer o cadastro dos clientes e mantê-lo atualizado?
Implemente um software de gestão no restaurante
Existem estabelecimentos que ainda utilizam as tradicionais planilhas, mas como dissemos anteriormente, uma das formas mais eficientes de obter os dados de seus fregueses, e manter um cadastro atualizado, é implementando uma ferramenta tecnológica como um software de gestão em seu restaurante.
Seja qual for o seu método para realizar o cadastro, certifique-se de sempre priorizar dados como:
- nome;
- telefone;
- e-mail;
- data de aniversário.
O próximo passo é manter um histórico do cliente com o restaurante, tornando a visualização de suas preferências e perfil facilmente acessíveis. Vale lembrar, ainda, que existem pessoas mais discretas, que não gostam de divulgar seus dados pessoais. Nesse caso, não insista.
Potencialize suas ações de marketing
O potencial de divulgação de um negócio está, muitas vezes, associado ao seu sucesso no mercado. Por meio de recursos, ferramentas e parâmetros fornecidos por seu banco de dados de clientes é possível potencializar as estratégias de marketing do restaurante.
Por isso, a importância de ter o cadastro de clientes atualizado se dá por conta da análise de informações que essa prática permite, melhorando a tomada de decisões. Afinal, é possível desenvolver planos e ações específicas, focando no comportamento de consumo de seus clientes e, é claro, no sucesso da sua empresa.
Não poupe recursos, invista em ferramentas como site, produção de conteúdo e até mesmo redes sociais para desenvolver uma ótima relação cliente-empresa, e aumentar o engajamento do público tanto no âmbito digital, como no físico. Principalmente por causa dos benefícios que as mídias digitais oferecem hoje em dia, como o feedback em tempo real.
A ideia aqui é obter informações relevantes sobre o seu público-alvo, que podem ser muito úteis em toda a cadeia logística do restaurante. Para isso, uma estratégia de marketing bem estruturada tem um papel fundamental na captação de leads.
Fique atento ao feedback dos clientes
Para finalizar o nosso artigo sobre a importância de ter o cadastro de clientes do seu restaurante, não poderíamos deixar de citar a relevância que o feedback do consumidor tem em todo este contexto.
Por mais que, como empreendedor, você se esforce em oferecer o melhor serviço do mercado, não é sempre que é possível agradar a todos, não é verdade? Mas isso não significa que as opiniões negativas não têm valor para o empreendimento. Muito pelo contrário, pois é através delas que o estabelecimento obtém dados importantes sobre os pontos que devem ser melhorados.
Portanto, mantenha um diálogo aberto com seus consumidores, visando entender seus motivos para gostar ou desgostar do produto, serviço, atendimento ou qualquer outro aspecto oferecido pelo restaurante. Resumindo, o feedback dos clientes é uma ferramenta importantíssima para melhorar a sua gestão.
Agora que você já sabe a importância de ter o cadastro de clientes atualizado, confira também como o marketing de gastronomia pode alavancar os resultados do seu negócio!
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