Marketing Gastronômico
Marketing para dia dos namorados: como se dar bem nesta data?

Marketing para dia dos namorados: como se dar bem nesta data?

Curso Marketing Gastronômico

O calendário brasileiro reserva algumas datas que são ótimas oportunidades para os empreendedores impulsionarem suas vendas. Natal e Dia das Mães são bem especiais porque garantem os maiores números de vendas no ano, gerando alto lucro em curto prazo. Porém, não podemos nos esquecer do Dia dos Namorados!

Com a chegada desse evento, muitos estabelecimentos conseguem obter grandes resultados, principalmente no ramo gastronômico, já que muitos casais querem passar o momento curtindo uma boa refeição. Para isso, é preciso planejar todas as estratégias de marketing para Dia dos Namorados com eficiência.

Então, para ajudar você nesse desafio, criamos este artigo com as principais dicas de ações. Quer conferir? Venha com a gente!

Crie ações de e-mail marketing para a sua lista de contatos

Pensando nas ações de marketing, o envio estratégico de e-mail é uma grande opção. Apesar de ser uma das mais antigas, ela ainda reserva uma das maiores taxas de conversão entre as diversas opções de marketing digital.

Se você tem um restaurante, por exemplo, pode enviar e-mails para sua lista de clientes informando toda a programação para a data. Os casais adoram passar esse momento desfrutando de uma bela refeição, ainda mais com o clima romântico da ocasião.

Infelizmente, muitas empresas não gostam de adotar essa estratégia por acharem que se trata de uma ação invasiva e chata, mas não é assim! Estamos falando de enviar mensagens relevantes para um público que já autorizou esse envio. Dessa forma, a estratégia pode ser bem eficiente.

Para começar, monte uma programação de e-mails e gere a expectativa no público com tudo aquilo que você está preparando para o Dia dos Namorados!

Ofereça promoções direcionadas à data

Se você quer lucrar criando marketing para Dia dos Namorados, precisa oferecer promoções específicas na data. Por exemplo, um vinho especial para o encontro pode ser o chamariz necessário para atrair os casais.

Toda a arte de divulgação dos atrativos deve ser pensada na ocasião, ou seja, em gerar um clima romântico e festivo para os parceiros. Também é importante que essas promoções não se repitam durante o ano justamente para criar um ar de exclusividade e novidade.

Decore o ambiente interno de seu estabelecimento

A decoração do seu estabelecimento é muito importante para que você consiga bons resultados. Pense em uma loja de doces localizada em um shopping. Se o dono não usar elementos que mostrem que a marca está com promoções ou produtos exclusivos do momento, dificilmente vai atrair a atenção de quem passa nos corredores.

Marketing para Dia dos Namorados não se trata apenas de divulgação. No momento em que os casais estiverem juntos e comemorando, toda a experiência deve ser pensada de modo a gerar boas sensações. Assim, os clientes podem voltar no estabelecimento em outras ocasiões.

Mesas com arranjos de flores (de preferência as rosas vermelhas), corações e algumas mensagens carinhosas costumam dar um charme a mais para o encontro. Lembre-se que o vermelho é a cor da paixão, ideal para o momento!

Promova produtos e cardápios temáticos

Mesmo que o seu estabelecimento tenha uma lista de produtos ou cardápios fixos que são muito bem aceitos pelo público, é interessante criar exclusividade para essa data. Além de oferecer uma novidade aos clientes que já conhecem o estabelecimento, essa estratégia ajuda no preparo dos alimentos.

Como a casa deve receber maior fluxo de pessoas na data, se cada casal pedir um prato diferente, a preparação pode ficar sobrecarregada, impactando diretamente no tempo de preparo. Vale lembrar que ninguém gosta de esperar demais, ainda mais se for no Dia dos Namorados!

Uma boa ideia é criar um menu especial, talvez com um coquetel de boas-vindas, ótimas opções de entrada, o delicioso prato principal e, para finalizar, uma sobremesa diferenciada! Também pense na bebida, que pode variar entre sucos especiais até vinhos tradicionais, sempre criando uma harmonização com os pratos.

Divulgue os atrativos nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para qualquer tipo de empresa, seja um restaurante, um hotel ou uma loja de produtos diversos. As plataformas podem ser utilizadas para diversas finalidades, como aumentar o conhecimento da marca, atrair mais visitantes para o site, gerar leads ou criar um canal de venda direta.

Então, se você deseja criar boas ações de marketing para Dia dos Namorados, não pode deixar de considerar as diferentes redes, como Facebook, Instagram e até mesmo o Twitter.

Para ter sucesso, é preciso planejar muito bem as postagens e oferecer conteúdos de qualidade. Além disso, procure entender a dinâmica de cada plataforma. No Facebook, por exemplo, você pode postar textos maiores, com mais informações. Já o Instagram possibilita usar todos os efeitos visuais de uma boa fotografia. Inclusive, não se esqueça de tirar fotos da decoração do local para a divulgação.

Enquanto isso, o Twitter é uma rede de comunicação direta. Você pode postar as promoções e exclusividades para atrair o público dessa plataforma.

Crie um clima de romance em toda a sua marca

Por fim, não deixe de envolver toda a sua marca em um clima de romance. Os pontos de interação com o público — site, estabelecimento, redes sociais e campanhas de divulgação — devem entrar no clima do Dia dos Namorados.

As pessoas responsáveis pela recepção no local devem entender o momento e propiciar grandes experiências. Os momentos precisam ficar marcados na memória dos clientes, despertando o desejo de retornarem em outras ocasiões.

Tenha muita atenção com esses pontos e crie boas estratégias de divulgação. Com isso, além de gerar um interessante pico no faturamento, sua marca pode conquistar novos e fidelizados clientes ao longo de todo o ano!

Como vimos em nosso artigo, desenvolver um bom e eficiente marketing para Dia dos Namorados pode transformar essa data em uma verdadeira fonte de lucro. Lembre-se que esse evento é o terceiro mais importante do calendário de mercado no nosso país, então, nada de desperdiçá-lo!

E então, o que achou do nosso conteúdo sobre estratégias de marketing focadas no Dia dos Namorados? Agora, compartilhe esse conhecimento com os seus amigos nas redes sociais!

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